Pular para o conteúdo

Comidas típicas de festas juninas podem afetar a saúde bucal

    O cardápio das festas juninas do Brasil é tradicionalmente repleto de opções ricas em açúcares: maçã do amor, pé de moleque, cocada, arroz-doce, entre outras delícias que, embora saborosas, podem colocar em risco a saúde dos dentes. Em excesso, essas comidas criam o ambiente ideal para o desequilíbrio da microbiota bucal, desencadeando uma produção de ácidos que danificam o esmalte dos dentes e causam cárie. Especialistas recomendam cuidados nessas comemorações.

    De acordo com a coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Pitágoras, professor Rafael Rocha, a acidificação na boca começa a acontecer cerca de 20 minutos após a ingestão dos alimentos e, por isso, é necessário adotar hábitos para preservar a integridade dos tecidos dentários. “Para aproveitar as celebrações, a dica é consumir com moderação. Como esses alimentos possuem grande quantidade de açúcar, eles podem trazer prejuízos à saúde bucal”, afirma.

    Durante o evento, o dentista recomenda que os convidados bebam água constantemente, para aumentar o fluxo salivar, e evitem a combinação de doces com refrigerantes, que alteração os níveis de ácidos na boca e promovem a descalcificação do esmalte, além de prejudicar a saúde do organismo. A hidratação irá minimizar, também, o surgimento de manchas nos dentes de adultos que consomem as bebidas típicas da festa junina, como o vinho e o quentão.

    Pessoas que usam aparelhos ortodônticos, próteses dentárias ou implantes devem redobrar a atenção nessas ocasiões. As opções de comidas rígidas, como a rapadura ou o quebra-queixo, podem danificar a estrutura dessas peças, quebrar braquetes e atrapalhar ou prolongar o tempo de tratamentos. “A textura desses alimentos pede atenção, mas se não conseguir resistir, mastigue-os com cuidado e prefira pedaços pequenos”, considera.

     

    SAÚDE INFANTIL

    Crianças com até 6 anos, que ainda possuem dentes de leite, precisam da supervisão de pais ou guardiões no momento quando forem participar das comemorações de junho ou julho. “O açúcar é um grande vilão para a saúde bucal e como a dentição das crianças ainda não atingiu a maturação completa, o excesso desses alimentos estimula o desenvolvimento de cáries”, afirma o coordenador. “A higiene, especialmente a noturna, deve ser realizada com supervisão de um adulto” completa.

    Segundo o professor, todos devem realizar a higiene bucal após os arraiais, com creme dental e fio dental. “Os dentes dos pequenos estão em formação, assim os cuidados devem ser redobrados para evitar problemas com a dentição. Como, geralmente, as crianças são os que mais se esbaldam nos doces do arraiá, é preciso supervisão no momento da escovação”, completa. Em casos de cortes e fraturas, é imprescindível visitar um dentista o mais rápido possível.

     

    Sobre a Faculdade Pitágoras  

    Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

    Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

    A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site.

     

    Sobre a Kroton

    A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site

    Gerador de tráfego de site gratuito