Pular para o conteúdo

Como jogadores vão se adaptar ao Qatar, país organizador da Copa do Mundo?

    Source: https://www.flickr.com/photos/fundacioncajasol/48981440193

    Pela primeira vez na história da competição, uma Copa do Mundo irá acontecer no Oriente Médio. Tal acaba por ser algo natural, uma vez que, no calendário “normal” da Copa do Mundo, o verão daquela região leva a que suas temperaturas possam ultrapassar, em muitos dos casos, as casas de 40 celsius na sombra. Assim sendo, será que essa Copa do Mundo irá conseguir responder a todas as expectativas, principalmente com a seleção brasileira sendo considerada a favorita para ganhar a competição?

    De fato, em uma rápida busca, se perceba que  as melhores casas de apostas do mundo são unânimes: seleção brasileira é a favorita para conquistar a Copa do Mundo. Mas por que motivo se poderá tirar essa conclusão? Será que os jogadores brasileiros terão tudo para se adaptar melhor que outras gerações a um clima que – mesmo sendo perto do inverno no Qatar – poderá ser bem mais quente do que o esperado? 

     

    Logística de Copa do Mundo será crucial para desempenho da seleção 

    O sucesso que foi a organização da seleção brasileira no Japão -última vez que a seleção nacional foi campeã do mundo – dá a entender que os responsáveis pela CBF já sabem qual é o segredo do sucesso para que, mesmo em países de climas e regiões muito distantes do globo, a seleção nacional possa estar respondendo ao mais alto nível. Porém, será que o mesmo vai acontecer no Qatar?

    É preciso entender que o sorteio dos grupos Copa do Mundo 2022 acabaram por favorecer bastante esse tempo de adaptação da seleção brasileira. Isso porque, só 4 dias após o primeiro jogo da Copa do Mundo, é que a seleção brasileira vai disputar seu primeiro jogo. Tal abre portas para que, realmente, seja possível haver um espaço de adaptação superior. Mas será suficiente?  

    Investimento no Qatar promete tornar essa Copa do Mundo perfeita

    De fato, apesar de existirem essas claras preocupações, a realidade é que os responsáveis pela Copa do Mundo não parecem estar muito preocupados com uma Copa do Mundo que prejudique a qualidade de futebol. Isso porque, em um nível de investimento que foi 20 vezes superior ao que foi investido pelo último país organizador de uma Copa do Mundo, Qatar não quis poupar em nada para se representar do melhor jeito possível em todo o mundo. Fica claro que esse investimento vai muito além do futebol, tentando se apresentando como um cartão de visita para que o turismo na região possa continuar subindo. 

    Com essa perspetiva, já se sabe que, além de todas as arquibancadas e Estádios, todos os visitantes do Qatar também poderão esperar ter ar condicionado em todos os estabelecimentos, mas também nas próprias ruas. Tudo para que, principalmente durante o dia, os torcedores possam estar explorando a cidade, tendo uma sensação de frescura e esquecendo que estão em uma das zonas mais quentes do planeta.

    Brasil deverá contar com um enorme apoio da torcida

    Mesmo ficando praticamente no outro lado do mundo, se esperam vários milhares de torcedores viajando para o Qatar. Tal significa que, ao que tudo indica, a seleção brasileira seja realmente uma das que mais apoio terá, durante as semanas de competição. 

    Tendo isso em consideração, se espera que o Brasil não possa ter razões de queixa, uma vez que, devido à limitação de pessoas que conseguem lugar para dormir no país, muitos países não vão conseguir estar apresentando o número de torcedores que, em outros países com maior capacidade, poderiam conseguir. De fato, com uma população inferior a 3 milhões, é natural que as dúvidas sobre a capacidade de resposta do Qatar ainda sejam muito grandes. 

     

    Gerador de tráfego de site gratuito