Anos atrás – ou talvez décadas atrás – não era tão incomum ver pessoas andando por aí com carteiras recheadas como hoje. Não apenas cédulas e moedas, mas também seus documentos pessoais como RG, CPF, CNH e título de eleitor.
Ao longo dos anos, o papel-moeda foi substituído ou complementado pela opção de usar cartões de débito ou crédito como forma de pagamento. Além disso, atualmente é possível usar o Pix como meio de pagamento móvel: o preço da compra cai imediatamente e nenhuma taxa adicional está envolvida na transação.
Da mesma forma, alguns documentos também ganharam versões digitais, que podem ser acessadas por meio de aplicativos para dispositivos Android e iPhone. Eles têm o mesmo valor legal que os formatos físicos, o que traz a utilidade de não ter que carregar documentos em papel e poder acessar vários arquivos em um só lugar.
A boa notícia para quem dirige é que a CNH ou carteira de habilitação é um dos documentos que podem ser obtidos digitalmente.
Sobre a CNH Digital
Cerca de 60 milhões de motoristas no Brasil já usam a CNH Digital ou a Carteira Digital de Trânsito, segundo Frederico Carneiro, ministro nacional dos transportes do Ministério da Infraestrutura. Esse número equivale a aproximadamente 77% da população elegível no país.
Porém, o que é e como funciona a Carteira CNH Digital ou Carteira Digital de Trânsito? Bem, é um aplicativo que permite acessar a carteira de motorista e os documentos do veículo com o nome do usuário a partir de um telefone celular. Por meio do aplicativo, também é possível compartilhar a documentação digital do veículo com outros usuários do carro.
Em setembro, foi apresentado um novo design para o aplicativo de cartão de trânsito digital. A ferramenta ampliou seus serviços e passou a oferecer funcionalidades como pagamento de multas com desconto e venda digital por meio da transferência online da propriedade do veículo.
Além disso, mudanças no design do aplicativo visam trazer um visual mais funcional e intuitivo para os usuários, com segmentação de tópicos mais clara, informa o governo federal. Acesse a página da Carteira Digital de Trânsito para saber mais sobre o app.
Registro Nacional Positivo de Condutores
A CNH digital ou o cartão de trânsito digital também é uma das formas de o motorista se cadastrar no Cadastro Nacional de Motoristas Ativos (também conhecido como Cadastro de Motoristas Ativos). Trata-se de um cadastro criado pela Secretaria de Estado dos Transportes (Senatran) para permitir que empresas e órgãos públicos ofereçam benefícios aos motoristas que não infringiram as regras de trânsito nos últimos 12 meses.
Os incentivos para condutores bem comportados podem incluir descontos e isenções fiscais, diferentes condições de aluguer, aquisição de seguros, portagens e estacionamento, oferta de dinheiro de volta e muito mais. Segundo nota do governo federal, a medida visa mobilizar instituições públicas e privadas para a conscientização dos motoristas sobre segurança e responsabilidade no trânsito.
Como fazer o cadastro no Registro Nacional Positivo de Condutores?
Conforme referimos anteriormente, os condutores interessados em inscrever o seu nome no Registo Nacional de Condutores Activos podem fazê-lo através da aplicação Carteira Digital de Trânsito. Alternativamente, o cadastro pode ser feito pelo portal de atendimento do Senatran.
No entanto, vale ressaltar que o governo federal adverte que, ao se cadastrar no Cadastro Nacional de Condutores Positivos, o motorista concorda com a consulta de seu nome, confirmando assim o direito ao benefício. O cadastro positivo, por sua vez, será aberto no dia 18 de outubro, a partir da qual poderá ser entregue aos motoristas um prêmio de bom comportamento no trânsito.
As empresas interessadas em contribuir com o programa deverão comunicar seu interesse ao Senatran e descrever os benefícios que serão oferecidos. Isso deve ser feito através do preenchimento de um formulário online. Como forma de premiar as empresas que desejam se tornar parceiras em medidas governamentais, o Senatran criou o selo “Parceiro de Bom Comportamento”, que pode ser utilizado em promoções, portais, redes sociais e aplicativos.
Segundo o governo federal, a nova lei de trânsito prevê o Cadastro Nacional de Condutores Ativos, que foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Transportes (Contran) em maio. A tecnologia foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Você pode descobrir mais sobre a Iniciativa Nacional de Registro de Motorista Ativo neste link.