Ao tentar fazer parte do mercado de trabalho, um dos principais documentos envolvidos será o seu portfólio digital. Este documento também utiliza a sigla CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou simplesmente Carteira Profissional. A carteira apresenta a possibilidade de registrar todos os vínculos empregatícios que você já teve, se for o caso, todos os vínculos empregatícios que você já teve.

Lá você encontrará detalhes como sua data de trabalho na empresa, bem como sua função e a pessoa responsável por contratá-lo. Atualmente, como não é novidade, a tecnologia vem mudando e simplificando nossas vidas. Tanto que já pode substituir alguns documentos básicos de cidadania por um simples requerimento, como é o caso do CPF.

Atualmente, no Brasil, grande parte da população possui um emprego regido pela CLT (Código do Trabalho Consolidado), para o qual é necessária a posse da CTPS, que, como mencionado acima, significa carteira de trabalho e carteira do INSS . Todos os seus problemas trabalhistas e de capital estão nele, o que é muito mais do que as empresas para as quais você prestou serviços, os cargos que ocupa e as pessoas que o contratam.

Na CTPS também constam:

  • Remuneração;
  • algumas alterações que podem ter havido em seu salário e também, férias;
  • informações referentes ao INSS- Instituto Nacional do Seguro Social;
  • condições específicas de seu contrato e caso tenha já ocorrido;
  • a data em que você deixou de trabalhar na empresa.

Outra informação que mostra a importância da CTPS para a sua carreira é que, se você não estiver inscrito na CTPS, não poderá começar a trabalhar, pelo menos na CLT. Com o seu cartão de emprego, pode não só provar que está ou esteve empregado num emprego, mas também pode:

  • Consultar determinadas de seu trabalho;
  • sua participação no fundo de garantia;
  • informações que interessam à Previdência Social;
  • tempo exato em que trabalho em determinada empresa.

Em relação à carteira de trabalho digital, vale ressaltar que ela é como uma continuação do documento original, que funcionará para facilitar a busca de qualquer informação, quando necessário.

Aplicativo Carteira Digital – como baixar

Passo 1: primeiramente, você simplesmente deve acessar a loja de aplicativos de seu celular, seja ela App Store ou Google Play.

Passo 2: na barra destinada à procura, digite “Carteira de Trabalho Digital”.

Passo 3: quando encontrar o app correto, cuja instalação é gratuita, basta clicar em “Instalar” ou “Obter”.

Pronto! Agora é só esperar pela finalização do downoad.

Como usar?

Agora que o aplicativo faz parte do seu smartphone, basta saber como usá-lo, então confira as breves instruções. Ao acessá-lo, você logo terá que cadastrar seu perfil, digitando seu número de CPF – Cadastro de Pessoa Física, para que posteriormente você possa cadastrar seu login e senha.

Após isso, você precisará confirmar todas as informações sobre sua CTPS, e logo após, deverá informar alguns dados pessoais, inclusive e-mail. Ao realizar a verificação do cadastro (inclusive respondendo a 5 perguntas), você receberá uma senha, que poderá ser alterada. Posteriormente, será lido um código QR, que servirá basicamente para autenticação. Tudo o que resta agora é aceitar a Política de Privacidade e algumas perguntas frequentes. Você então terá acesso a uma extensão da sua carteira digital, lembre-se, ela não substitui os arquivos tradicionais.

By Nimai Dasa

Nimai Dasa profissional formado em Comunicação Social e atua como jornalista a mais de 15 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *