Qual o impacto da pandemia da Covid-19 no comportamento do consumidor no mercado de livros digitais no Brasil? Em conjunto com Rüdiger Wischenbart, a Bookwire Brasil publica uma edição especial do “Digital Consumer Book Barometer”: a edição especial Covid-19 – Brasil.
O ano de 2020 ficará marcado por uma virada na história do mercado editorial digital brasileiro. Para a análise fundamental das transformações que foram medidas, Bookwire Brasil processou cerca de 1,6 milhão de registros de dados, iniciando com os meses de quarentena parcial, com profundidades diversas de acordo com os estados e municípios, iniciada em março e abril de 2020 até o final de julho.
A pesquisa aponta mudanças importantes no comportamento do consumidor em 2020, aceleradas devido as medidas de contenção da pandemia da Covid-19. “Vimos que no Brasil a crise serviu de catalisador na aceleração de uma tendência já existente em direção à transformação digital. O mercado editorial digital no Brasil foi impactado de forma relevante pela pandemia da Covid-19”, diz Rüdiger Wischenbart, que produziu a análise dos dados juntamente com a Gerente de Análise de Dados da Bookwire Brasil, Isadora Cal.
Marcelo Gioia, Managing Director da Bookwire Brasil, também ressalta essa aceleração que ocorreu em um contexto de crescimento anterior consistente e permanente: “Em um curto período de tempo as editoras brasileiras reagiram criativamente em março de 2020, quando a pandemia atingiu o país, com ações promocionais de gratuidade e descontos agressivos, com a intenção de servir seus leitores com a oferta de conteúdo a ser consumido durante o lockdown. E isso valeu muito a pena, porque desde então o volume de unidades distribuídas tem crescido imensamente e temos acompanhado um crescimento sem precedentes. O que talvez aconteceria em 2 anos, aconteceu em 2 meses,” declarou.
Crescimento agudo dos e-Books – especialmente para livros de não ficção e infantojuvenis
O aumento de 154% na categoria de não ficção e 227% no consumo dos e-Books infantis e juvenis no período de quarentena trouxe um novo nível de unidades distribuídas e crescimento significativo de receita. Suportado por planejamento de marketing estratégico e/ou campanhas de influenciadores, as editoras souberam aproveitar do crescimento da demanda e captar a atenção para sua curadoria e catálogo de forma permanente.
Novos leitores digitais surgiram – e permaneceram
O efeito mais duradouro desse crescimento durante o isolamento de março e abril pode ser observado na análise dos dados até agosto de 2020 – embora o volume de unidades tenha diminuído nas semanas subsequentes, devido a retomadas parciais das atividades, a receita continuou a crescer, assim como o número de novos leitores digitais.
“Covid-19 Special Edition Brazil” para download gratuito: bit.ly/Covid-19_Special_Brazil_ConsumerBookBarometer
Sobre a Bookwire: maior distribuidora de conteúdo digital na Alemanha, atualmente está presente no Brasil e na América Latina. Além de livros digitais, distribui conteúdo para impressão sob demanda e audiobooks. Seu catálogo já ultrapassa os 500 mil títulos em ebooks e 60 mil audiobooks. A empresa serve mais de 1.800 editoras ao redor do mundo.
Sobre a Bookwire Brasil: fundada em outubro de 2014, atualmente distribui conteúdo digital para mais de 500 editoras brasileiras, que juntas formam um catálogo de 50 mil títulos integrados às lojas Amazon, Apple, Google, Kobo, Cultura, dentre outros. Mais informações sobre a Bookwire: www.bookwire.de e Bookwire Brasil www.bookwire.de/pt/
Sobre a Ruediger Wischenbart Conteúdo e Consultoria: fundada em 2005, a empresa com sede em Viena, Áustria, é especializada na análise dos mercados internacionais de livros e na organização de programas educacionais profissionais relacionados. Os eventos de publicações recentes incluem a série Digital Barometer, o Global 50 World Publishing Ranking em www.wischenbart.com/ranking e o ReBoot: Books, Business and Readingconference em www.rebootbooks.org.