No dia 30 de julho, às 16h, será realizada a terceira edição do “Crie o Impossível”, agora em um novo formato, totalmente on-line. O projeto de alto impacto inspiracional, que consiste em uma grande sala de aula a céu aberto, aconteceu nos últimos dois anos no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, e já impactou mais de 15 mil jovens. Agora, a expectativa é impactar estudantes de todo o país. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas através do site: crieoimpossivel.com.br.
Voltado a alunos do Ensino Médio da rede pública, o “Crie o Impossível” é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Embaixadores da Educação e co-realizado pelo Sebrae Minas. Com o lema “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”, o propósito do projeto é despertar sonhos e abrir perspectivas para alunos de escolas públicas por meio de histórias reais. A ideia, segundo os fundadores, é que o evento seja a aula mais inspiradora da vida do estudante.
Pesquisa realizada em junho pelo Conselho Nacional da Juventude apontou que três em cada 10 jovens pretendem largar a escola pós-pandemia. O afastamento dos alunos do ensino médio público do ambiente escolar durante a pandemia de Coronavírus pode levar a um aumento do abandono e da evasão entre estes jovens. As duas situações já eram uma realidade no país por uma série de fatores como trabalho, pobreza, gravidez precoce, violência, problemas emocionais, clima escolar.
As últimas edições do evento contaram com a presença de nomes como Geraldo Rufino, ex-catador de latinha que se tornou empreendedor e fundou a JR DIESEL, maior empresa de reciclagem da América Latina; Thiago Vinhal, primeiro triatleta negro do mundo a participar do Campeonato Mundial de Iromann; e Renê Silva, ativista e morador do Complexo do Alemão eleito um dos jovens negros mais influentes do mundo. Já na terceira edição do projeto, nomes de expressão no cenário cultural, esportivo e empresarial brasileiro vão se unir pela causa Crie o Impossível. Entre os que vão contar um pouco de suas histórias de vida e deixar suas mensagens aos jovens estão o ator Babu Santana; o triatleta Thiago Vinhal; o rapper Emicida; o empreendedor e fundador da JR Diesel, Geraldo Rufino; a filósofa e feminista Djamila Ribeiro, a empreendedora social Polyane Costa, o produtor KondZilla; o ator Lázaro Ramos; a executiva do Google, Lisiane Lemos; a médica e vencedora do BBB 20, Thelma Assis e o ativista Rene Silva.
Nesta edição, além de conhecer trajetórias inspiradoras, os estudantes de ensino médio de escolas públicas poderão concorrer a bolsas integrais para faculdade, cursos e outras oportunidades educacionais e de desenvolvimento. Os alunos interessados em participar e a concorrer para as premiações devem se inscrever previamente em www.crieoimpossivel.com.br .
As inscrições são gratuitas e as oportunidades são para bolsas 100% integrais.
Embaixadores da Educação
A ONG Embaixadores da Educação é uma organização social fundada por ex-alunos de escolas públicas, que nasceu com o propósito de causar transformação social por meio do empoderamento juvenil. A ONG surgiu quando os jovens eram alunos do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (EFG NEJ), projeto social da Escola do Sebrae, no Plug Minas. Há 7 anos, a ONG desenvolve projetos com o objetivo de empoderar alunos de escolas públicas para que se tornem agentes de transformação.