Pular para o conteúdo

Dia Internacional do Estudante é comemorado hoje 17/11

    Muito além das fórmulas de químicas e equações matemáticas, a escola é um dos principais ambientes para desenvolver importantes competências para a vida. Nem sempre o ensino tradicional consegue promover um ambiente de aprendizagem que propicie aos alunos uma visão crítica e reflexiva em relação ao mundo, aprimorando habilidades essenciais de convívio em sociedade. Para isso, Thiago Zola, Gerente de Projetos Especiais da Mind Lab, que existe para mudar a realidade socioeconômica e educacional do Brasil, explica a importância de se fazer um mapeamento socioemocional dos estudantes para que esses sejam estimulados de forma correta e assim, juntos, possamos contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.

     

    A Avaliação Socioemocional é a ferramenta utilizada pela Mind Lab para mapear as Funções Executivas do estudante e verificar tendências para o aprimoramento de 6 eixos de importantes habilidades: Resolução de Problemas, Tomada de Decisões, Gerenciamento de Recursos, Trabalho em Equipe, Autoconhecimento e Autocontrole.

    No Dia Internacional do Estudante, 17/11, “convido a todos os formadores escolares a entenderem a fundo cada um desses eixos de habilidades e refletir qual a nossa real importância na vida dos alunos”, ressalta Zola.

     

    Autocontrole

    Capacidade de controlar os impulsos decorrentes das emoções, desejos e ações para autogestão, visando a realização de objetivos. Ou seja, além de todo o âmbito profissional que os alunos vão ter ao longo da vida, entender sobre autocontrole os ajudará em cada etapa e rotina vivida.

     

    Trabalho em equipe

    Capacidade de lidar com outro, de forma colaborativa e participativa, considerando as habilidades de cada pessoa, tendo sempre em vista os objetivos do time. Digo que sempre que possível, introduzir atividades em grupo para maior desenvolvimento dessa etapa.

     

    Resolução de Problemas

    Capacidade de utilizar recursos cognitivos e emocionais de forma ordenada para encontrar soluções para problemas específicos. Visto que mesmo com o equilíbrio e autocontrole, as coisas geralmente acontecem conforme o inesperado, então ensinar as crianças sobre como se comportar nesses momentos, é ótimo.

     

    Tomada de decisão

    Capacidade de selecionar uma opção entre várias alternativas, incluindo preferencias, pessoas, inferências, classificação e julgamento. Essa etapa pode ser incluída na escola de diversas maneiras, seja na escola de jogos, cores ou até lanches.

     

    Gerenciamento de Recursos

    Capacidade de organizar, ordenar e gerência recursos, como tempo, dinheiro, relações humanas e recursos naturais, para atingir metas e objetivos. As crianças precisam aprender que o tempo é valioso, portanto, separar por horas de atividades também seja uma boa solução.

     

    Autoconhecimento

    Capacidade de investigar a si mesmo. Pensamentos, emoções, motivações e ações. Envolvendo o uso da autoconsciência e o desenvolvimento da autoimagem, tópico que ajudará ao longo de toda a vida, principalmente com ajuda de profissionais qualificados.

     

    Mind Lab 
    A Mind Lab existe para mudar a realidade socioeconômica e educacional do Brasil, fomentando um ecossistema comunitário e criando sinergia entre projetos que impactam mais de 15 milhões de pessoas, reduzindo desigualdades educacionais e tirando pessoas da linha da pobreza.

     

    Por meio do Programa MenteInovadora, já impactou a vida de 5,6 milhões de pessoas com uma metodologia própria que atua na jornada educacional, cognitiva e socioemocional de 500 mil alunos e mais de 40 mil professores, sobretudo da rede pública de ensino, visando ainda reduzir as desigualdades na educação. Através de uma metodologia própria, foca na abordagem socioemocional, e busca a recomposição de aprendizagem escolares utilizando recursos para o ensino de componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

    Gerador de tráfego de site gratuito