Hoje (01) de junho é comemorado o Dia Mundial do Leite. A data foi criada pela Organização das nações unidas para agricultura e alimentação com o objetivo principal de incentivar o consumo de lácteos à população.
O leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária brasileira, estando à frente de produtos como arroz e café. O país produz cerca de 33,6 bilhões de litros atualmente e, o rebanho leiteiro do Brasil, é o segundo maior do mundo. São cerca de 70 milhões de animais utilizados na pecuária de leite.
Na alimentação, o leite é um dos alimentos mais próximos da perfeição. É rico em carboidrato e a principal fonte de cálcio para a nutrição humana. O alimento também está associado ao fortalecimento imunológico e dos dentes, à prevenção de doenças, desidratação, osteoporose e até mesmo pode prevenir algumas formas do câncer.
Em Minas Gerais, o leite faz parte da alimentação dos mineiros. O café com leite pela manhã, o pão de queijo e o próprio queijo são alguns dos alimentos cujo consumo é diário e o leite é a matriz dos ingredientes.
Conheça a seguir três benefícios do leite na nossa alimentação:
+AVC: 3 sinais que o corpo emite para a doença
- Auxilia no crescimento
O leite é rico em cálcio, e o mineral é o mais importante para um crescimento saudável e para o bom funcionamento e a reconstituição dos ossos e do sistema esquelético. A falta do leite pode levar a doenças como a osteoporose.
- Controle do humor e da depressão
O leite de vaca e seus derivados são comumente fortificados com vitamina D devido ao seu amplo consumo pela população. Níveis adequados de vitamina D dão suporte à produção de serotonina, um hormônio associado ao humor, ao apetite e ao sono. A deficiência de vitamina D pode ser associada à depressão, fadiga crônica e sintomas da TPM.
+Doenças nos rins podem levar a problemas cardíacos
+Hipertensão: Entenda as causas da doença
- Pode prevenir o câncer
Há evidências consideráveis de que o leite atua na prevenção de alguns tipos de câncer. Entre eles o de mama e o colorretal.O cálcio e uma gordura que ocorre naturalmente em produtos lácteos, conhecida como Ácido Linoleico Conjugado (CLA), e são as substâncias apontadas por pesquisadores como os componentes que protegem contra o câncer do cólon.
Um estudo sueco feito recentemente com 45 mil homens mostrou que homens que tomavam de um copo e meio de leite por dia ou mais tinham 35% menos risco de desenvolver a doença do que aqueles que ingeriam menos de dois copos por semana.
Outro estudo realizado com mais de 40 mil mulheres norueguesas descobriu que aquelas que tomaram leite quando crianças e continuaram na vida adulta tiveram um risco menor de desenvolver câncer de mama.
E ai, já consumiu seu copo de leite hoje? A ONU recomenda consumir três porções de lácteos por dia ou 1000 mg. O ideal é ingerir um copo de 200 ml da bebida, uma fatia de queijo de 50 gramas e um iogurte.