Pular para o conteúdo

Encontro com atividades gratuitas propõe refletir e experienciar as diversasnarrativas do Carnaval de BH

    Foto: DivulgaçãoConectar pessoas para conhecer, refletir e experienciar as diversas narrativas do Carnaval de Belo Horizonte e entrar no clima da maior festa popular da cidade. Esta é a proposta do Era uma Voz: a cidade, o Carnaval e suas narrativas, encontro que acontece de 9 a 13 de fevereiro, no Teatro José Aparecido de Oliveira / Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

    Serão 04 dias de oficinas e rodas de conversa sobre diversidade, inclusão, economia criativa, resistência, reinvenção da tradição no Carnaval de Belo Horizonte. Todas as atividades serão gratuitas. O evento é realizado pelo Instituto Cultural Abrapalavra e conta com o apoio da Belotur.


    +Inscrições para o ProUni já podem ser feitas pela internet

    +Shopping Contagem tem programação especial de férias

    O 1º dia será marcado pela realização de duas oficina:  “A performance das ruas: criação e invenção de acessórios”, com a multiartistas Jhê Delacroix. Com duração de 03 horas, a oficina vai trabalhar os conceitos de criação/performance, a composição de elementos e cores, as técnicas de fixação e acabamento e a produção de um adereço.  “Ao som das marchinhas”, com o músico Carlos Walter, Gervásio Horta e Marcelo Jiran. Oficina experimental composta de práticas de escuta sobre o universo musical brasileiro (ritmos, melodias e letras) com foco nas marchinhas de carnaval, assim como práticas de composição.

     O 2º dia conta com apresentação artística do cordelista e mestre de capoeira Olegário Alfredo (Mestre Gaio). Após a participação de Mestre Gaio, o público assistirá a aula-espetáculo “Carnaval de BH: reinvenções da tradição”, com Guto Borges. Guto é historiador e regente de blocos de rua desde o renascimento do Carnaval de rua, em 2009. Atualmente é uma das principais referências da cena carnavalesca de BH e tratará da tradição como uma força motora, inovadora, que nos ligam uns aos outros e também aos que vieram antes – nos primórdios da festa em BH, ainda no final século XIX.

    No 3ª dia, a Roda de Conversa terá como tema o Carnaval e a Inclusão e contará com a presença do reconhecido escritor e artista plástico Marcelo Xavier, do bloco Todo Mundo Cabe no Mundo. Para conversar com Marcelo, será convidada a educadora e ativista social e cultural Duda Salabert, fundadora do Transvest.  A mediação será de Fernando Chagas. A Conversa contará com interpretação de libras.

    Ainda no 3º dia, o evento contará com a Roda de Conversa “Economia criativa da festa: resistência, desafios e inovação”. Para esta oficina será convidada a produtora cultural Renata Chamilet, além de um(a) representante da Belotur. A conversa terá a mediação da jornalista Carol Braga, do Culturadoria.

    O Era uma Voz traz no último dia, a presença de duas figuras importantes na construção da história do carnaval de BH, na Roda de Conversa: “Surpreenda-se: histórias de um Carnaval Belorizontino”.

    Uma delas é o músico e compositor Serginho BH que traz uma vivência que se inicia na década de 70 como cantor e compositor de um bloco de rua do bairro Ipiranga (Partido Alto) e que perpassa as décadas seguintes pelas escolas de samba e blocos caricatos de BH.  Outro convidado para essa roda de conversa é o compositor e percussionista Di Souza, ativista social no carnaval contemporâneo de BH.

    A conversa tem como objetivo reconhecer bairros carnavalescos de Belo Horizonte, falar sobre os carnavais que a cidade vive e já viveu. Como manter as duas memórias? Para mediar a conversa, a jornalista, mestre em Comunicação e doutoranda em Literatura, Bianca Melo.

     

    PROGRAMAÇÃO

    Data: 09.02.19
    Horário: 09h às 12h
    Oficina: “Escuta e composição de marchinhas”
    Com: Carlos Walter e Convidados (Gervásio Horta e Marcelo Jiran)
    Vagas limitadas
    Inscrição no link: http://bit.ly/oficina_marchinhas

    Oficina: “A performance das ruas: criação e invenção de acessórios para o carnaval”
    Com: Jhê Delacroix
    Vagas limitadas
    Inscrição no link: http://bit.ly/oficina_acessorios

    Data: 11.02.19
    Horário: 19h
    Abertura Oficial: Apresentação artística com o cordelista e mestre de capoeira Olegário Alfredo da Silva (Mestre Gaio)

    Aula-espetáculo “Carnaval de BH: reinvenções da tradição”
    Com: Guto Borges

    Data: 12.02.19

    Horário: 18h

    Roda de Conversa: “Economia criativa da festa: resistência, desafios e inovação”

    Com: Renata Andrade e Representante do poder público

    Mediação: Carol Braga

    Horário: 20h
    Roda de Conversa: “Carnaval e os caminhos da inclusão”
    Com: Duda Salabert e Marcelo Xavier
    Mediação: Fernando Chagas
    Interpretação de libras: Dinalva Andrade e Luana Trindade

    Data:13.0219
    Horário: 19h
    Roda de Conversa: “Surpreenda-se: histórias de um Carnaval Belorizontino”
    Com: Serginho BH e Di Souza

    Mediação: Bianca Melo
    Horário: 21h – Apresentação artística com Serginho BH

    Serviço:

    Era uma Voz: a cidade, o carnaval e suas narrativas

    Gratuito

    Mais informações:

    31-99125-340 (Aline Cântia)

    31- 99162-5917 (Chicó do Céu)

    31 99950-4942 (Tatiane Soares)
    E.mail: [email protected]

    Gerador de tráfego de site gratuito