Realizar um intercâmbio é um sonho para muitos brasileiros. Seja para vivenciar uma experiência no exterior, conhecer outras culturas ou até mesmo obter qualificação profissional, planejar uma temporada no exterior requer atenção a fatores importantes que podem garantir o sucesso da viagem.
Uma delas é a escolha da agência de intercâmbio. Recentemente, casos de agências de intercâmbio que faliram, deixando clientes desassistidos, com prejuízos financeiros e emocionais, repercutiram no país, gerando uma dúvida em quem se interessa pelo assunto: como escolher com segurança a agência de intercâmbio adequada?
Segundo o diretor da World Study BH e especialista no assunto, Paulo Silva, a experiência de mercado faz toda a diferença. “Quando falamos em contratar um serviço em outro país, longe de amigos e familiares, a experiência da empresa é determinante para a escolha do cliente”, destaca.
Além da experiência, do tempo de mercado, da qualidade do atendimento e das avaliações e feedbacks de quem já fez uso dos serviços, o especialista também orienta que o consumidor pesquise sobre as certificações conquistadas pelas empresas. Estas chancelas, muitas delas internacionais, atestam critérios de qualidade e oferecem uma garantia ao consumidor de que os produtos oferecidos são, de fato, confiáveis.
Certificações
Uma das certificações mais importantes entre as agências de turismo é o Selo Belta. Trata-se da única associação de agência de intercâmbio no país e existe há aproximadamente 27 anos.
A verificação de qualidade deste selo, por exemplo, vai além do primeiro contato. Mensalmente, são avaliados itens como situação financeira da empresa, o histórico e os aspectos jurídicos. Há, também, a ALTO (Association of Language and Travel Organization), uma associação internacional que une escolas de línguas e agências de viagem de aproximadamente 30 países.
Entre as certificações importantes para as agências de intercâmbio, também estão: a GWEA (Global Work Exchange Association), que tem como missão dar apoio a programas que envolvem troca de experiência entre jovens do mundo; a FIYTO (Federation of International Youth Travel Organizations), única associação e fórum para jovens profissionais na indústria de viagem e turismo, cuja função é promover o incremento de intercâmbio cultural;
IAPA (Internaciontal Au Pair Association), que reúne as maiores e mais qualificada agências autorizadas de programas de Au Pair; a IATA (International Air Transporte Association), uma associação que representa o transporte aéreo internacional e, também, cuida para que as empresas aéreas operem com um alto padrão de qualidade; e a WYSE (Word Youth Student & Travel Confederation), confederação de viagens global com uma rede de 5 mil destinos em 118 países.
De acordo com Paulo Silva, que também detém a franquia das agências da World Study em Brasília e Porto Alegre, a rede possui todas estas certificações e, ao longo de seus mais de 20 anos de mercado, a empresa se orgulha de já ter atendido alunos dos mais variados perfis: de estudantes de ensino médio, a executivos, pessoas da terceira idade e interessados em trabalho voluntário em outros países.
Ainda segundo o diretor da Word Study, querer inovar e cuidar do cliente, para tornar a experiência no intercâmbio especial, é fundamental. “A World Study é recomendada por instituições importantes ao redor do mundo. Tudo o que fazemos é buscar, constantemente, nos aperfeiçoar para melhorar a experiência dos nossos alunos”, afirma.
Dicas para escolher bem a agência
– Procure as certificações das agências que têm interesse em contratar;
– Avalie a experiência da empresa no mercado;
– Busque conversar sobre a experiência de pessoas que já contrataram o intercâmbio;
– Pesquise comentários e reclamações da agência na internet;
– Pesquise a situação da agência de intercâmbio, bem como o CNPJ, o CEP, a Razão Social, e a situação no PROCON;
– Não leve em consideração apenas marcas e preços;
– Faça uma comparação de todas as agências que lhe interessou;
– Pesquise as escolas e as hospedagens que estão nos pacotes.
– Preste atenção no atendimento. Contar com o cuidado e a eficiência da agência quando você estiver lá fora fará toda a diferença na experiência do intercâmbio.
Sobre a World Study
Em 1998, um grupo de entusiastas do intercâmbio cultural e ex-intercambistas, com mais de dez anos de experiência acumulada nesse segmento de mercado, resolveu unir forças para propiciar crescimento cultural, acadêmico e social às pessoas que compartilhavam este entusiasmo.
Nasceu, então, a World Study Educação Intercultural que, por meio do intercâmbio, entendido como uma ferramenta educacional, oferece as mais diversificadas opções de experiência internacional (intercâmbio) e um atendimento diferenciado, baseado no aconselhamento individualizado e na adequação do programa ao perfil de cada aluno. Atualmente, a empresa possui unidades em todas as regiões do Brasil e bases no exterior.