Os avanços tecnológicos dos últimos anos trouxeram mudanças significativas na Medicina incluindo o uso de aplicativos e mídias sociais no cuidado e educação de pacientes. As transformações sociais, culturais e econômicas também se refletiram nas escolhas reprodutivas como o adiamento da maternidade assim como e na formação de novas famílias. Neste contexto, a Medicina Reprodutiva tem papel relevante ao permitir que as mulheres possam burlar o relógio biológico e adiar a maternidade assim como abriu oportunidade para que casais homoafetivos e pessoas solteiras pudessem constituir suas famílias.
Tendo essas mudanças extraordinárias em mente a CLÍNICA ORIGEN vai realizar um evento para discutir a jornada dos pacientes que necessitam da ajuda das técnicas de reprodução assistida assim como o papel da tecnologia e mídias digitais no cuidado da saúde reprodutiva. Serão apresentados dois temas: A jornada digital do planejamento reprodutivo e o papel do ginecologista na jornada da reprodução assistida.
Os cuidados com a saúde reprodutiva devem ser considerados um problema médico e social, bem como uma forma de inclusão e diversidade. Fornecer educação e meios adequados para que as pessoas possam fazer escolhas livres e informadas sobre seus cuidados reprodutivos é, afinal, um direito humano essencial. Equilibrar os avanços tecnológicos com acolhimento e fornecer ferramentas para que os pacientes participem das decisões relevantes sobre sua saúde não é tarefa fácil, daí a necessidade de trazer os temas para discussão com os profissionais especializados em medicina reprodutiva da ORIGEN e os ginecologistas, refletindo a busca incessante pela excelência.