No mês dedicado à prevenção do suicídio com a campanha “Setembro Amarelo”, o Minas Shopping vai abrir as portas para a primeira edição do Festival Internacional de Cinema e Psiquiatria. A iniciativa, realizada de forma pioneira em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), terá workshops com profissionais da área de saúde e debates com o público a partir da exibição de filmes selecionados.
Para abordar o tema da campanha “Setembro Amarelo”, a primeira sessão, que vai ocorrer no dia 15 de setembro, às 19h, terá o filme “Nasce uma estrela”, na sala de cinema do Cineart.
A programação, inédita em Belo Horizonte, seguirá até 18 de setembro com duas sessões simultâneas nos demais dias. No dia 16 de setembro, às 19h, serão exibidos os filmes “Meu pai” e “Coringa”. Já no dia 17 de setembro, às 10h, será a vez dos longas “Uma mente brilhante” e “Melhor impossível”. Encerrando a programação do festival, serão apresentados os filmes “Bohemian Rhapsody” e “Pequena Miss Sunshine” no dia 18 de setembro, às 10h. Nos debates serão abordados os temas dependência química, depressão, demência, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), bipolaridade e esquizofrenia. Os ingressos vão custar R$ 16 por filme.
O Festival reforça a urgência do debate sobre saúde mental em um cenário de aumento dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais no país. Segundo levantamento da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com a Vital Strategies, quadros de depressão entre brasileiros cresceram 41% durante a pandemia. A proposta do Festival, que tem o apoio da ABP e da ABIPD (Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual), é justamente orientar a sociedade e desmistificar os estigmas sobre as doenças mentais e os tratamentos.
Segundo o gerente geral do Minas Shopping, Fábio Freitas, esse é um projeto de grande relevância para toda a sociedade. “Precisamos falar com responsabilidade sobre saúde mental, especialmente, nesse momento de pós-pandemia. O Festival vai levar conhecimento científico para as pessoas de forma simples e acessível. Isso pode fazer a diferença para ajudar quem mais precisa de apoio. A valorização da vida e ações de responsabilidade social sempre serão abraçadas pelo Shopping”, destaca.
Para reforçar a conscientização da população, a ABP também lançou um curso de preparação para a campanha “Setembro Amarelo”. “Neste ano teremos um Setembro Amarelo com foco na formação para as pessoas falarem desse tema. Isso é muito importante. É preciso ter um discurso científico, com conhecimento do que se está falando”, afirma Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP e idealizador do Festival Internacional de Cinema e Psiquiatria. As inscrições para o curso, que será realizado no dia 20 de agosto, são gratuitas (https://www.abp.org.br/abpweb) e a meta é formar 1 milhão de pessoas.
Agenda
Festival Internacional de Cinema e Psiquiatria
– Lançamento: 15 de setembro, às 19h, com o filme “Nasce uma estrela” (Debate sobre suicídio)
– 16 de setembro, às 19h: “Meu pai” (Debate sobre demência) e “Coringa” (Debate sobre quadro neurótico com manifestação psiquiátrica)
– 17 de setembro, às 10h: “Uma mente brilhante” (Debate sobre esquizofrenia) e “Melhor impossível” (Debate sobre TOC)
– 18 de setembro, às 10h: “Bohemian Rhapsody” (Debate sobre drogas e quadro depressivo) e “Pequena Miss Sunshine” (Debate sobre bipolaridade)
As sessões serão realizadas em salas de cinema do Cineart
Ingressos: R$ 16
Sobre o Minas Shopping
Avenida Cristiano Machado, 4000 – União – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3429-3500
Site: www.minasshopping.com.br
Facebook: www.facebook.com/Minasshopping
Instagram: @minas_shopping
Inaugurado no dia 25 de setembro de 1991, o Minas Shopping completou 30 anos em 2021, totalmente integrado à vida da comunidade da região nordeste da capital mineira. Nesse período, transformou a região nordeste da cidade em um dos principais polos de crescimento da capital mineira, com a atração de novos empreendimentos para os bairros próximos. Possui certificação de energia renovável pela Comerc Energia, que valida a fonte utilizada e calcula a redução de gás carbônico (CO2) no meio ambiente.
Sobre o Grupo AD
A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 40 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 30 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou recentemente a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial; seja em lojas, quiosques ou mídia no mall.