A demanda por transformação digital se intensificou ainda mais na pandemia de Covid-19. Organizações de diversos segmentos ainda estão vivenciando o desafio de implementar soluções tecnológicas que tornem os seus processos operacionais muito mais eficientes, dentre elas, o setor público.
Na gestão pública, a demanda por novos serviços evidencia a necessidade de novas tecnologias que aproximam a sociedade. O intuito das instituições governamentais é aproximar os cidadãos de maneira que em um futuro próximo consigam acessar todos os serviços de maneira simples e eficaz.
Na Plano Consultoria, atuamos com a implementação de soluções tecnológicas em empresas públicas e vivenciamos o desafio de tornar os atendimentos ao público cada vez mais satisfatórios.
Há um conceito novo conhecido como Governança Digital que tem como intuito a aproximação de várias áreas do conhecimento para estabelecer e desenvolver maneiras de utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) de maneira efetiva.
Publicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a obra “Governança Digital”, esclarece que este conceito envolve princípios, plataformas, metodologias, processos e tecnologias digitais que proponham reflexão sobre atividades relacionadas ao Governo.
Novas tecnologias na Gestão Pública são uma urgência
Por muito tempo o setor público ficou marcado pelo excesso de burocracias, o que em algum grau caracteriza este tipo de atuação, porém o público deste setor é o cidadão, sendo assim, é preciso pensar em novas maneiras de alcançá-lo e prestar atendimento com eficiência.
O conceito de cidadão engloba todas as faixas etárias, classes sociais e níveis de educação, ou seja, é preciso atender à pluralidade presente no “ser cidadão”.
Dentre as principais tendências (muitas delas já têm sido implementadas), estão:
Big Data
A tecnologia do Big Data é responsável pela maior capacidade de coleta, armazenamento e gerenciamento de grande volume de dados com maior agilidade e segurança.
Graças ao Business Intelligence é possível criar dados limpos e bem documentados de qualquer origem. Estes dados brutos são transformados em informações confiáveis prontos para a análise.
O Portal de Transparência é um exemplo de plataforma criada com base no Big Data para que as entidades públicas possam divulgar detalhes sobre a sua gestão, garantindo a transparência aos cidadãos.
Plataformas Integradas
O Big Data, Business Intelligence (BI) e Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) trabalham correlacionadas para resultados excelentes.
A IoT fornece um grande volume de dados, estes dados são conhecidos como Big Data, responsáveis por oferecer muitas informações relevantes sobre os usuários. Mas para interpretar estes dados é preciso a ajuda do BI.
O Big Data está ligado ao grande volume de dados, já a Internet das Coisas é responsável para que a conexão seja realizada, permitindo a coleta e a troca de informações.
Inteligência Artificial e Business Intelligence
O Big Data oferece os dados para a Inteligência Artificial (IA), já as ferramentas de IA utilizam algoritmos para fazem com que máquinas e sistemas possam se integrar e aprender sozinhos, o que é chamado de machine learning.
O machine learning, por meio de códigos, realiza uma varredura em grandes quantidades de dados na busca por padrões.
Já o Business Intelligence oferecerá “insights” para a tomada de decisão. Essas tendências são extremamente importantes para solucionar problemas no setor público.
Identidade Digital do Cidadão
Relatório emitido pela Gartner, destacou as principais tendências em novas tecnologias na gestão pública e, dentre elas, a identidade digital do Cidadão.
Trata-se da capacidade de provar a identidade de uma pessoa por meio de qualquer canal digital do governo disponível para o atendimento aos cidadãos.
O Gartner acredita que em 2024 haverá um verdadeiro padrão de identidade global, portátil e descentralizado.
Serviços Públicos hiperconetados
Essa tendência se caracteriza pelo uso de várias tecnologias, ferramentas ou plataformas para automatizar o máximo possível de processos de negócios e TI.
Práticas de “hiperautomação” poderão ser utilizadas pelo governo para o desenvolvimento de processos de negócios ponta a ponta que sejam hiperconectados e totalmente automatizados, sendo assim, a tendência é a de que os serviços públicos demandem cada vez menos intervenção humana.
Manter a qualidade nos serviços digitais
Um dos grandes desafios diante da inserção de novas tecnologias na gestão pública está em manter a qualidade do atendimento nos serviços digitais.
Facilitar a utilização dos canais de atendimento é uma das metas mais complexas de se atender. Além disso, vale considerar que boa parte da população ainda não tem acesso à internet, por isso, será preciso, além de implantar tecnologias, viabilizar recursos para um futuro de 100% de acesso a todos os canais.