Foto: Alessandra Maximiano
Foto: Alessandra Maximiano

Hoje (24) é o dia mundial de combate à tuberculose. A doença ainda é uma das que mais matam no mundo e para alertar ao perigo a Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) está distribuindo na capital material informativo da campanha em drogarias e farmácias localizadas próximo à Praça Sete.



Os casos de começo e abandono no tratamento da doença são bem altos. No ano passado foram registrados 69,5 mil novos casos e 13.347 dos pacientes abandonaram o do tratamento de tuberculose. E, para estimular o tratamento e cura da doença o Ministério da saúde lançou hoje a campanha “Tuberculose tem Cura”. A iniciativa segue até o próximo dia 30 de março e visa conscientizar os pacientes a procurarem unidades de saúde para o diagnóstico e tratamento completo da doença.

Novo tratamento 

É também pensando em aumentar o percentual de pessoas tratadas e curadas que um novo medicamento deve chegar à rede pública. Trata-se de nova apresentação do medicamento isoniazida, de 300 miligramas (mg), que permitirá a substituição de três comprimidos por apenas um. A expectativa é que a mudança garanta mais conforto aos pacientes.

 

By Redacao

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *