Pular para o conteúdo

Governo publica medida que permite saque de até R$ 1.000 do FGTS; confira o calendário de liberação

    Os saques do FGTS poderão ser realizados no período entre 20 de abril e 15 de junho, e o saldo estará disponível para retirada até 15 de dezembro.

    O Governo publicou a medida provisória que que autoriza a liberação do saque extraordinário do FGTS aos trabalhadores com contas ativas ou inativas.

    Os saques de até mil reais poderão ser feitos entre 20 de abril e 15 de junho, segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, que falou durante a cerimônia de lançamento do programa.

    De acordo com Guimarães, aproximadamente R$ 30 bilhões serão liberados para os 42 milhões de beneficiários da medida, e o saldo estará disponível para retirada até 15 de dezembro. Vale ressaltar que os valores bloqueados na conta vinculada do FGTS do trabalhador, caso este tenha solicitado o saque-aniversário, por exemplo, não estarão disponíveis para o saque extraordinário.

    Em caso de possuir mais de uma conta vinculada, a prioridade será dada para aquelas relativas a contratos de trabalho extintos, começando pela conta com menor saldo e seguindo o mesmo critério para as demais contas.

    Confira o calendário abaixo:

    • Nascidos em janeiro recebem em 20/04 (quarta-feira)
    • Nascidos em fevereiro recebem em 30/04 (sábado)
    • Nascidos em março recebem em 04/05 (quarta-feira)
    • Nascidos em abril recebem em 11/05 (quarta-feira)
    • Nascidos em maio recebem em 14/05 (sábado)
    • Nascidos em junho recebem em 18/05 (quarta-feira)
    • Nascidos em julho recebem em 21/05 (sábado)
    • Nascidos em agosto recebem em 25/05 (quarta-feira)
    • Nascidos em setembro recebem em 28/05 (sábado)
    • Nascidos em outubro recebem em 01/06 (quarta-feira)
    • Nascidos em novembro recebem em 08/06 (quarta-feira)
    • Nascidos em dezembro recebem em 15/06 (quarta-feira)

    Saiba como consultar valores e sacar o FGTS

    Existem três maneiras pelas quais o trabalhador pode consultar o saldo do seu FGTS: através de SMS, correspondência ou pelo aplicativo para smartphone.

    A Caixa envia uma carta com as informações a cada dois meses para o endereço residencial cadastrado do trabalhador. Para receber a mensagem por SMS, é necessário aderir ao serviço através do aplicativo. Além disso, é possível obter informações por meio do número 0800 726 01 01.

    Para acessar o saldo do FGTS pelo aplicativo, o usuário deverá clicar em “continuar” assim que aparecer a mensagem: “FGTS deseja usar caixa.gov.br para iniciar sessão”.

    O próximo passo é informar o CPF na área de login do site da Caixa. Em seguida, será solicitada uma senha, a mesma usada para entrar no caixa.gov.br e utilizar os outros serviços do banco.

    Caso o usuário não lembre a senha, basta clicar na opção “esqueci a senha”. Será solicitado o número do CPF novamente e, após a informação, um e-mail será enviado para recuperar a senha.

    O sistema pode solicitar mais informações ao usuário, como o número de celular ou o CEP.

    Depois disso, o usuário poderá precisar confirmar mais informações, como em quais empresas trabalhou, o ano de ingresso e o município em que reside ou já residiu.

    Após a confirmação das informações, o usuário poderá visualizar os valores depositados pela empresa atual ou pela última empresa em que trabalhou.

    Após a consulta do saldo, o usuário poderá solicitar a transferência do valor para sua conta bancária. Ele deve indicar uma conta de sua titularidade, seja da Caixa ou de qualquer outro banco ou instituição bancária.

    No caso de ter sido desligado de uma empresa sem justa causa, o montante fica disponível na conta informada em até 5 dias úteis.

    Além disso, o trabalhador poderá fazer upload de documentos e acompanhar todas as etapas, desde a solicitação até a liberação dos valores para o saque.

    Gerador de tráfego de site gratuito