O Grupo Contemporâneo de Dança Livre está de volta com o espetáculo de improvisação “Cartografias”, de 18 a 20 de março, em uma temporada exclusivamente virtual. Serão quatro apresentações construídas a partir da investigação de novas formas de territorialidade, intercâmbios à distância entre os artistas convidados e o trabalho com poemas escritos por mulheres indígenas latino-americanas. O espetáculo conta com a participação de 17 artistas, de cinco países – Brasil, Costa Rica, Colômbia, México e Peru. A trilha sonora original é da artista argentina Sofi Álvarez. As apresentações acontecem nos dias 18/03, sexta-feira, às 20h; 19/03, sábado, às 15h e 20h; e 20/03, domingo, às 15h (sessão com audiodescrição). No dia 20, às 18h, ocorre um bate-papo virtual com os artistas do projeto. Toda a programação tem transmissão ao vivo pelo canal do grupo no Youtube (youtube.com/channel/UCEcRPprsUsnpycJ9SVDFA4g), com acesso gratuito e classificação livre.
Viabilizada por meio do Fundo Municipal de Cultura de Contagem, “Cartografias” é uma obra de improvisação em dança construída por artistas convidados da Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, México e Peru; que se inspiram em poemas escritos pelas mulheres indígenas latino-americanas: Graça Graúna (Brasil), Graciela Huinao (Chile), Irma Pineda (México) e Yenny Muruy Andoque (Colômbia). O espetáculo estreou em 2021, sendo desenvolvido através de um processo de criação totalmente virtual em que foram investigadas as relações e potências do encontro entre corpo, territorialidade, poesia e a construção de movimentos a partir das investigações da imagem produzida pela câmera e as possibilidades das plataformas digitais.
“A criação do espetáculo busca estreitar laços criativos e de afeto com o desafio de promover formas de conexão e criação artística à distância, transformando o distanciamento em possibilidade de potência criativa, política e sensível, transpondo as fronteiras geográficas e investigando novas formas de presença e territorialidades”, explica Duna Dias, integrante do Grupo Contemporâneo de Dança Livre e uma das idealizadoras do projeto . A cada encontro, artistas mineiros trabalharão com diferentes convidados em uma experiência de improvisação construída a partir das noções de territorialidade e de suas relações com os poemas escolhidos.
Serviço
CARTOGRAFIAS
Improvisação – encontro – virtualidades
Brasil – Colômbia – Costa Rica – México – Peru
Transmissão ao vivo pelo Youtube – www.youtube.com/channel/UCEcRPprsUsnpycJ9SVDFA4g
Gratuito / Classificação livre
Data: 18/03/2022 – sexta-feira, às 20h
Com: Dani Yara Cantillo (Colômbia), Davi Suárez (Colômbia), Socorro Dias (Brasil), Vanesa Garcia (Colômbia). Trilha sonora original de Sofi Álvarez (Argentina)
Link de acesso: https://youtu.be/8GcpohgDKdQ
Data: 19/03/2022 – sábado, às 15h
Com Astergio Pinto (Colômbia), Heloisa Rodrigues (Brasil), Laura Silva (Colômbia), Sebastián Zárate (Colômbia) e Úrsula Cazorla (Peru)
Link de acesso: https://youtu.be/t70-gKDeAZM
Data: 19/03/2022 – sábado, às 20h
Com: Diana Ruth Zamorra (México), Emílio Iturbe-Kennedy (México), Francisco Reyes (México) e Leonardo Augusto (Brasil)
Link de acesso: https://youtu.be/GPppfPuK81I
Data: 20/03/2022 – domingo, às 15h (sessão com audiodescrição)
Com: Duna Dias (Brasil), Fito Guevara (Costa Rica), José Carmona (México) e José Vázquez (México)
Link de acesso: https://youtu.be/Z2xYzwaX0-U
Data: 20/03/2022 – domingo, às 18h
Bate-papo sobre o processo de criação, com os artistas
Link de acesso: https://youtu.be/TUNjNLiYBo4
Informações: @gcontemporaneodedancalivre
Ficha técnica
Artistas/ criadores: Astergio Pinto, Daniela Yara Cantillo, David Suárez, Diana Ruth Zamora, Duna Dias, Emílio Iturbe–Kennedy, Fito Guevara, Francisco Reyes, Heloisa Rodrigues, José Carmona, José Vázquez, Laura Silva, Leonardo Augusto, Sebastián Zárate, Socorro Dias, Úrsula Cazorla, Vanesa Garcia/ Trilha sonora original: Sofi Álvarez / Idealização: Grupo Contemporâneo de Dança Livre/ Produção geral: Duna Dias / Assistência de produção: Heloisa Rodrigues, Leonardo Augusto e Socorro Dias / Gerenciamento de transmissão ao vivo: Phelippe Mor/ Coordenação – audiodescrição: Gabriel Aquino/ Redes sociais: Carolina Pedroni