Descobrir e divulgar a riqueza das memórias e dos saberes culinários do público idoso é o objetivo do Sabor da Memória, projeto da Organização Social Grupo Cultural Meninas de Sinhá que promove um concurso culinário entre os moradores das Instituições de Longa Permanência para Idosos de Belo Horizonte – ILPIs. Até o dia 24 de outubro de 2022, o público poderá escolher a receita vencedora da Categoria Voto Popular por meio do site www.sabordamemoria.com.br. Além dessa premiação, uma comissão de jurados especializados fará uma avaliação técnica e escolherá os 3 primeiros lugares da Categoria do Júri.
A curadora Patrícia Brito analisou 73 inscrições realizadas no concurso e, a partir dos seguintes critérios: utilização dos ingredientes; ancestralidade e outras formas de expressão cultural; visual; aroma; sabor; textura e densidade das receitas, selecionou 30 destas.
“O projeto Sabor da Memória, por meio da identificação das receitas oriundas dos lares permanentes, nos mostrou pelo seu mapeamento, quais são os pratos pertencentes às memórias trazidas dos interiores de Minas e muitos dos estados do Brasil. A riqueza da culinária remonta uma história do início da capital até os dias de hoje com os diversos desafios culturais e sociais. Além de nos mostrar uma alimentação plural e desafiadora para o entendimento nos dias de hoje”, afirma Brito.
A coordenadora geral do projeto, Patrícia Lacerda, destaca que “além do ineditismo de um concurso de receitas destinado a atender idosos institucionalizados, o projeto valoriza o protagonismo mostrando que este público tem capacidades ainda inexploradas”.
O concurso conta com 29 idosos participantes, entre 64 e 102 anos de idade, oriundos de 16 ILPIs diferentes, todas elas ligadas ao Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte. Os ingredientes e o modo de fazer das 30 receitas finalistas estão disponíveis para visualização no site do projeto e no canal youtube.com/meninasdesinha. Os vencedores serão conhecidos no dia 26 de outubro, no Café da Memória, evento voltado apenas para os idosos finalistas do concurso.
O projeto Sabor da Memória
A programação do Sabor da Memória teve início em dezembro de 2021 e suas atividades se estendem até maio de 2023. Além do concurso culinário e do Café da Memória, o projeto ainda conta com diversas oficinas de sensibilização, apresentações musicais e o lançamento do livro Sabor da Memória. O projeto Sabor da Memória é uma realização do Grupo Cultural Meninas de Sinhá, com fomento do Fundo Municipal do Idoso de Belo Horizonte, patrocínio master do Grupo Carrefour Brasil e patrocínio da Societe Generale, Vale, Prosegur, Cemig e Engie.
Grupo Cultural Meninas de Sinhá
O Grupo Cultural Meninas de Sinhá nasceu em 1996,criado por dona Valdete Cordeiro, com o propósito de entender os problemas do dia a dia de mulheres na maturidade, suas dificuldades, necessidades e angústias. Desde então, ele se tornou uma referência em Organização da Sociedade Civil (OSC) tendo como público-alvo as mulheres acima dos 50 anos de idade, em Belo Horizonte/MG, com forte atuação na comunidade do bairro Alto Vera Cruz.