Dois quarteirões da Praça Sete, no centro de Belo Horizonte tiveram a iluminação ampliada. A BHIP, concessionária que opera a iluminação pública da capital mineira, informa que tratam-se de trechos que possuíam estruturas tombadas e que tiveram iluminação complementar instalada.
Os trechos são a Rua dos Carijós com Rua Espírito Santo e Rua Rio de Janeiro com Rua dos Tamoios. Foram instalados quatro novos projetores na estrutura de aço existente, dois deles serão embutidos e outros dois, sobrepostos.
Os trabalhos incluem ainda a “remodernização” de 37 luminárias por modelos de maior fluxo luminoso, além da instalação de novos projetores nos postes de aço e pilares de concreto existentes.
“Importante dizer que os projetores LED iluminam melhor, são mais econômicos e duram até três vezes mais. Além disso, temos a tecnologia como principal aliada. A BHIP consegue identificar rapidamente possíveis falhas por meio do sistema de tele gestão, instalado nas luminárias das principais avenidas da capital. Essa inovação permite que, com o auxílio de um controlador, o monitoramento seja feito remotamente e com mais eficácia na manutenção e no controle da iluminação”, afirma o presidente da empresa, Marcelo Menegatto.
Sobre a BHIP
A BHIP é a concessionária de iluminação pública que tornou o município de Belo Horizonte a primeira capital brasileira a contar com parque de iluminação modernizado em LED. Ao todo, 182 mil pontos de iluminação pública foram trocados, o que gerou economia de energia elétrica, melhor iluminação e durabilidade três vezes maior. A concessão foi estabelecida por meio de Parceria Público-Privada (PPP) em 2017 e tem prazo de 20 anos. A BHIP também é responsável por um eficiente e diferenciado plano de manutenção preventiva e corretiva, que garante o pleno funcionamento de todo o parque de iluminação pelo período da prestação do serviço.