Vivenciar uma experiência no exterior que vai proporcionar crescimento pessoal ou boa visibilidade no mercado por meio de um intercâmbio de estudo ou de trabalho é o objetivo de muitas pessoas. Porém, vários países exigem formação mais avançada e certificação internacional do idioma para o exercício de algumas atividades. Na língua espanhola, segunda mais falada no mundo, o DELE é o diploma oficial que atesta o grau de competência e domínio do idioma. Ele é conferido pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha e reconhecido internacionalmente entre instituições, autoridades educativas públicas e no meio empresarial e comercial.
Os exames de proficiência garantem que o candidato tenha um certo domínio do idioma. Para difundir a cultura e o ensino de espanhol no Brasil, o Instituto Cervantes, órgão oficial do governo da Espanha, além de ser o responsável por realizar tais exames e oferecer cursos de especialização no idioma, disponibiliza também cursos preparatório para a realização das provas para obtenção do DELE.
Os exames do DELE vão do nível A1 ao C2 do Quadro Europeu de Referência para as Línguas: Ensino, Aprendizagem e Avaliação (MCER) e o candidato pode decidir em qual deseja apresentar-se. Cada exame consta de quatro provas escritas, realizadas num dos centros de exame e em convocatórias fixas.
Cursos preparatórios
Para quem deseja conhecer a prova, praticá-la e desenvolver estratégias para aprovação no exame DELE, o Instituto Cervantes Belo Horizonte está com inscrições abertas para os cursos de preparação. As aulas podem iniciar-se durante o mês de setembro e possuem diversas modalidades das quais o aluno poderá escolher a que mais o atende. Uma delas é a presencial, realizada na sede do Instituto (Rua dos Inconfidentes, 600 – Savassi – Belo Horizonte – MG), para os níveis A1 ao C2, com módulos de 15 horas. Outra opção é, caso não haja quórum suficiente para as aulas presenciais, turmas para aulas on-line, por meio de videoconferência pela plataforma Zoom, com dias e horários pré-determinados.
Há ainda a possibilidade de realização do curso pela plataforma ‘Aula Virtual de Espanhol’ (AVE), com módulos de 30 horas, para os níveis A2, B1 e B2. Para esse módulo, há uma novidade, a inclusão do nível DELE A2/B1 escolar nos cursos preparatórios on-line para o exame.
A AVE é uma plataforma virtual de autoaprendizagem, desenvolvida pelo Instituto Cervantes, que conta também com tutorias por videoconferência. É uma boa oportunidade para quem não dispõe de muito tempo, visto que os cursos são on-line e podem ser realizados a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, a data de início pode ser escolhida pelo próprio aluno.
A versão demo da AVE pode ser acessada e experimentada por meio do link: https://ave.cervantes.es/pruebe-los-cursos-de-espanol-en-linea-ave-global
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (31) 3789 1600, pelo Whatsapp: (31) 99578-3419 / (31) 97134-7679 ou pelo e-mail: [email protected]