No dia 28 de junho (terça-feira), a partir das 8h30, o ator e artista plástico Jonas Bloch vai participar da terceira edição do webinar “Sustente-se: o turismo do agora”, promovido pela Coca-Cola FEMSA Brasil em Minas Gerais. O projeto, em parceria com o Instituto Estrada Real, busca disseminar a adoção de práticas ambientais sustentáveis para a atividade do turismo nos municípios mineiros de Itabirito, Nova Lima, Brumadinho e Moeda. A participação é gratuita e os interessados podem se inscrever pelo Sympla: www.sympla.com.br/evento-online/sustente-se-o-turismo-do-agora/1610801.
Nessa edição, o encontro vai abordar como case o turismo sustentável na região de Lavras Novas (MG). Há mais de 23 anos convivendo com a comunidade do município, Jonas Bloch mostra a forte vocação da cidade para o segmento, com roteiros que contemplam não apenas a história, mas também a valorização da cultura local. A programação de palestras integra o Programa de Educação Ambiental da Coca-Cola FEMSA Brasil em Minas Gerais, que tem a sustentabilidade como um dos pilares de atuação.
No último mês, a empresa realizou uma pesquisa com empreendedores do setor turístico de Itabirito, Nova Lima, Brumadinho e Moeda para levantar as temáticas que mais despertariam interesse, bem como traçar um perfil do trade turístico dos municípios. O levantamento recebeu a participação de 35 pessoas de instituições, empresas do segmento de hotelaria e transporte, agências de viagens, guias e secretarias de turismo. “Sustentabilidade Econômica” e “Valorização da Cultura e da Gastronomia local” foram os temas de maior interesse citados pelos participantes.
Jonas Bloch
Em seus mais de 50 anos de carreira, Jonas Bloch foi responsável por tornar reais muitos personagens no cinema, teatro e TV. O que poucas pessoas sabem é que, paralelamente à sua formação de ator, ele também cursou artes visuais. Em seu currículo, há uma variedade de experiências, indo de Shakespeare a comédias de costumes, de filmes ambiciosos a novelas leves e musicais. Ele já ministrou curso de teatro para a comunidade de Lavras Novas e promoveu diversos benefícios para a cidade com apoio de comerciantes. Também cedeu um espaço para apresentação de uma peça realizada com atores locais, que supervisionou, e mantém uma amizade estreita com os habitantes, conseguindo apreender a visão da comunidade.