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Minas Gerais se destaca no varejo online e arrecada mais de R$ 11 bilhões em oito meses

    Fonte: Unsplash

    O crescimento do e-commerce em todo Brasil se consolidou nos últimos anos, seja pela crise que afetou o comércio tradicional ou pelo avanço das novas tecnologias. Isso trouxe novas oportunidades, inclusive em Belo Horizonte. Na verdade, o estado de Minas Gerais foi responsável por mais de R$ 11 bilhões de faturamento no varejo online de janeiro até agosto de 2022. Um número que fica atrás apenas de São Paulo, uma referência nacional e com grande potencial no futuro.

    Esse destaque mineiro vem pelo investimento que a região fez em inovações tecnológicas, desde startups até em comércios totalmente digitais. Em Belo Horizonte, por exemplo, estão concentradas várias startups focadas em diferentes setores de produção. Isso faz com que a tecnologia seja algo comum nas empresas, inclusive para facilitar e ampliar diversos processos. Na área da saúde, existem várias empresas buscando a inovação soluções para a cidade.

    Assim, segundo pesquisa feita para o evento VTEX Unlock, Minas Gerais mostrou uma grande presença no comércio 100% digital. Foram R$ 11,6 bilhões arrecadados em apenas oito meses de 2022. A expectativa é que esse número fique ainda maior até o final de dezembro, e consolide o estado mineiro como uma potência no assunto. Isso é importante para injetar ainda mais dinheiro na região, e trazer empresas maiores que possam movimentar o setor financeiramente.

    É um movimento que já aconteceu em São Paulo, que reúne algumas das principais empresas de e-commerce do Brasil. A Magazine Luiza, por exemplo, gera vários postos de trabalho todos os anos e tem como sede a capital paulista. O objetivo é que Belo Horizonte consiga fazer isso, e traga ainda mais negócios para Minas Gerais. O varejo online é o futuro do comércio, e aproveitar isso desde o início pode significar uma vantagem diante outros locais.

    A força do digital

    Os negócios digitais estão crescendo em diferentes áreas, pois quase todos estão conseguindo usar ferramentas da internet para atrair clientes e potenciais compradores. As redes sociais, por exemplo, são fundamentais para fazer com que uma loja consiga sair de um lugar desconhecido e vender milhões na internet. É o caso da loja Amaro, que começou como algo pequeno online e hoje possui vários espaços físicos pelo país, inclusive em Belo Horizonte.

    Além disso, é possível olhar para o crescimento da Shopee em todo o território nacional. A empresa chinesa soube se adaptar ao modo de consumo dos brasileiros e, com o uso da força digital, se consolidou como uma das maiores do país. O Mercado Livre, a Lojas Americanas e a Amazon Brasil também seguiram o mesmo caminho. São todos exemplos de como a internet consegue impactar o comércio de produtos.

    Facilidade no pagamento

    A internet tem como principal característica a facilidade em várias ações, inclusive no pagamento digital, e isso pode ser enxergado em diferentes campos. No entretenimento digital, por exemplo, a lista de melhores cassinos online mostra que os mais indicados costumam aceitar diferentes métodos de pagamentos que são 100% digitais. Sites como a 888 Casino e a 22Bet aceitam até mesmo a moeda digital Bitcoin como opção para os clientes. Uma alternativa que mostra um foco total no uso de inovações para facilitar a vida do jogador.

    Isso pode servir de exemplo para o e-commerce, que ganha muitas alternativas no Brasil. O lançamento do Pix ajudou nisso, principalmente na agilidade para fechar uma compra, confirmar o pagamento e postar o produto para envio. Tudo isso só é possível com a facilidade no pagamento. É uma realidade que ainda precisa ser melhor trabalhada por aqui, sobretudo se olharmos para as moedas digitais. Essas ainda não possuem tanto espaço no varejo online, mas têm grande potencial para o futuro.

    Enquanto isso, os bancos digitais estão começando a enxergar oportunidades interessantes. Empresas como o Banco Inter e a PicPay apostam nos cashback para angariar clientes e, simultaneamente, se conectarem ao e-commerce. O resultado até agora tem sido positivo.

    Minas Gerais sempre foi uma referência em inovações, e agora o foco está sendo no varejo online. A capital Belo Horizonte se destaca neste campo, e pode ser o principal ponto do estado para chamar a atenção de empresas. A receita de R$ 11 bilhões deste mercado é uma prova de que o caminho está correto, pois é a segunda maior de todo o Brasil. O estado mineiro deixou para trás outras grandes regiões, como o Rio de Janeiro e Porto Alegre.

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