O Minuto Escola que já formou mais de 2.600 professores reabre as inscrições para seu curso online de audiovisual. As novas turmas começam em 8 de agosto e têm como objetivo difundir o uso da linguagem audiovisual em sala de aula por meio da formação de professores, explorando as potencialidades do recurso como uma ferramenta pedagógica alternativa à linguagem oral. Ao todo, são mais 5.000 vagas gratuitas para professores da rede pública estadual e municipal de SP, RJ, SP, TO, ES, RS, MT, MG, RN, CE, ampliando o alcance também para GO, BA e MA.
“O Minuto Escola instrumentaliza o professor a usar o audiovisual na sala de aula e possibilita que ele descubra novas formas de transmitir o conteúdo de sua disciplina, seja ela de exatas ou humanas. O audiovisual é muito bem-quisto no ambiente escolar e reorganiza o mapa afetivo na sala de aula: há uma inversão de poderes já que os alunos entendem mais dos ‘botõezinhos’ do que os professores; a equipe de produção de um vídeo agrega diversos tipos de inteligência: o tímido desenha o storyboard, o método será o câmera, o expansivo o produtor, o vaidoso o ator. Muito além de like, a produção de um vídeo envolve complexas relações e o seu compartilhamento na rede é uma voz da Escola ecoando na cidade” diz Marcelo Masagão um dos coordenadores do projeto.
O projeto não visa a formação de cineastas, mas leitores de imagens, que assim passam a entender um pouco da lógica do audiovisual.
Entre o público-alvo do curso, a maior parte exerce a função de educador do Ensino Médio (42,8%) e Ensino Fundamental 2 (33,4%) onde existe uma audiência com mais interatividade com o universo digital e aplicativos para o uso de vídeos em diversas disciplinas, com destaque para língua portuguesa, história, matemática e artes.
Novidade
Para as novas turmas, os coordenadores do Minuto Escola entenderam a demanda dos professores por menos “tempo de tela”. “Muitos professores relataram um excesso de tela por conta da pandemia. Nesta edição, trazemos videoaulas mais curtas, objetivas e com linguagem ainda mais dinâmica”, explica Moira Toledo
Desde que iniciou as atividades em 2017, o Minuto Escola já formou cerca de 2.600 professores com a coordenação do cineasta Marcelo Masagão e da educadora Moira Toledo. O Minuto Escola 2022 tem patrocínio master da Bayer e NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A) e patrocínio gold do Itaú, através de recursos da Lei Rouanet.
SERVIÇO:
Curso Minuto Escola 2022 – NOVAS TURMAS Público: professores da rede pública de todas as disciplinas Formato: 100% online Carga horária: 45 horas Inscrições até 08 de agosto pelo site: www.minutoescola.com.br Gratuito |
Sobre o Minuto Escola
O Minuto Escola é um desdobramento do famoso Festival do Minuto criado em 1991 e que sempre teve um forte vínculo com a educação. Os vídeos do Festival são utilizados em sala de aula para discutir os mais variados assuntos, além do formato Minuto ser usado para trabalhos finais dos alunos. O Minuto Escola já havia sido realizado no estado de São Paulo em 2010 e 2012, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação, e em 2012 no Tocantins com o apoio da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins. Posteriormente, o projeto foi realizado junto à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo nos anos de 2016, 2018 e 2019, formando anualmente 200 professores da rede municipal. O diferencial da edição de 2020 foi o formato integralmente on-line, facilitando o acesso remoto de professores municipais que se encontram em casa nesse momento de isolamento social. Isso incentivou o Festival a dar escala ao projeto.