Se tem uma tradição que é a cara do Brasil é a pintura de muros e ruas durante o maior torneio mundial de futebol. Estrelas, bandeiras do Brasil, imagens da torcida, Canarinho e o tradicional vira-lata caramelo ilustram muros por todo o país. Guaraná Antarctica, como patrocinador oficial da Torcida BR, decidiu dar uma força para os torcedores celebrando junto com eles essas pinturas que dão ainda mais cor para o nosso país. Os “Muros Patrocinados” vêm resgatar esta tradição e selecionou diversos muros pelo Brasil para serem customizados com artes que conectem Guaraná, torcida brasileira e o mundial de futebol. A ideia é envolver as comunidades na produção desses muros e o Aglomerado da Serra foi o local escolhido na capital mineira para ganhar as cores mais amadas do país. Com apoio do projeto Outdoor Social, casas do Aglomerado da Serra, no entorno da Praça do Cardoso, foram selecionadas e neste sábado, 26 de novembro, das 10h às 14h, os muros tomam as cores da bandeira e uma grande torcida vai se formar.
‘Muros Patrocinados’ começou em setembro, em São Paulo e no Rio de Janeiro, redirecionando os investimentos que iriam para mídia exterior, como outdoors, para remunerar os torcedores que já tinham essas pinturas em suas casas ou comércios. Para quem topou o patrocínio, Guaraná Antarctica inseriu seu logo e marca nos muros, apoiando a tradição e os torcedores. Com o engajamento da população, a ação ganhou força e agora chega em todo o país, em estados como Recife, Bahia, Ceará, Minas Gerais e Paraná, além de Rio de Janeiro e São Paulo, convidando a torcida BR a participar desse movimento junto com a marca da Ambev.
“Criamos a ação ‘Muros Patrocinados’ com o objetivo de apoiar a torcida brasileira em todos os momentos. Ficamos muito felizes em endossar ainda mais a festa da torcida e por contribuir para a comemoração dessas famílias. Conseguimos chegar em todo o Brasil e isso nos deu ainda mais motivos para comemorar que somos o patrocinador oficial da torcida BR”, acrescenta Stephanie Tajiki, gerente de Marketing de Guaraná Antarctica, marca patrocinadora da Seleção Brasileira.
A ideia da ação é unir os moradores em um grande evento para pintar os muros ao vivo e incentivar a Seleção Brasileira na busca pelo hexa. Durante a pintura, o Centro Cultural Lá da Favelinha vai utilizar um de seus principais projetos para entreter e engajar a comunidade como um todo, o Favelinha Dance, que contará com um DJ convidado e oficina de passinho. Além disso, haverá várias ativações da marca e o evento será regado com muito Guaraná Antártica.
“Guaraná sempre esteve ao lado da torcida brasileira, patrocinando a nossa Seleção e torcendo pelas conquistas. Essa ação no Aglomerado da Serra tem tudo a ver com a marca. Lá é um grande centro cultural e queremos juntar os mais de 120 mil moradores a torcerem juntos com Guaraná pela seleção brasileira”, comenta Gabriela Hanae Afonso coordenadora de marketing regional da Ambev em Minas Gerais.
Sobre o Aglomerado da Serra
Território de criação de artistas dos mais diversos segmentos, o Aglomerado da Serra é considerado um dos grandes “caldeirões culturais” de Belo Horizonte. Samba de roda mineiro, pagode, capoeira, funk e soul sempre tiveram espaço no conjunto de favelas da Serra, que possui mais de 120 mil moradores e tornou-se referência para a cultura afrodescendente da capital.
Lá da Favelinha
O Centro Cultural Lá da Favelinha é uma iniciativa independente e sem fins lucrativos que surgiu em 2015. Fundada e coordenada pelo artista Kdu dos Anjos, é uma organização artística-cultural localizada na vila Novo São Lucas, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. O Centro Cultural busca promover a educação, a cultura e o desenvolvimento humano dos moradores da comunidade. Com a promoção de oficinas, a organização tem o objetivo de disseminar o conhecimento artístico e intelectual, a fim de proporcionar melhoras na condição de vida das pessoas que participam das atividades. Com isso, contribui para o surgimento de novas oportunidades para as crianças e jovens e favorece o processo de empoderamento social. Atualmente, a instituição oferece treze oficinas gratuitas, voluntárias e semanais. Além das oficinas, o Centro Cultural promove eventos, tem uma cooperativa de moda sustentável, que é a marca Remexe, e constrói parcerias com o objetivo de desenvolver projetos socioculturais que têm um caráter educativo e empreendedor. Através dessa dinâmica, mobiliza pessoas de dentro e fora da comunidade e promove um intercâmbio de experiências e conhecimentos.