Na última semana, o Museu do Futebol lançou suas mais novas produções: o Podcast Futebóis, e o e-book Corpos e Corpos Plurais: A Diversidade no Futebol. O primeiro episódio do podcast já está disponível nas principais plataformas e pode ser acessado através do link https://open.spotify.com/show/4Q62GxhKVTGT1IShleTQtJ enquanto o e-book está disponível no site do Museu.

O Podcast é voltado a debater as variadas formas de jogar e expressões do futebol, para além dos campeonatos midiáticos. Para abrir a primeira temporada , foi escolhido o tema Diversidade em Campo, assunto que vem sendo amplamente estudado pelo Centro de Referência do Futebol Brasil (CRFB), com foco nas questões LGBTQIAP+. Ao longo de aproximadamente 30 minutos, a produção traz discussões sobre a homofobia no futebol, desde o passado até os dias de hoje, relembrando casos como do ex-jogador Richarlyson e do ex-árbitro Margarida.

Ao mesmo tempo, o episódio também trata do desenvolvimento da comunidade LGBTQIAP+ no esporte mais popular do Brasil, com depoimentos de Dóris Régis, do CRFB, que explica o projeto de pesquisa Diversidade em Campo do Museu do Futebol, que já mapeou mais de 80 times formados por pessoas LGBTQIAP+, além de Carlos Renan Evaldt, presidente da Ligay (Liga Nacional de Futebol praticado por pessoas LGBTQIAP+).

Este é o primeiro de cinco episódios da primeira temporada do Podcast Futebóis, que serão lançados até o final deste ano. Os próximos terão como temas as questões sociais expostas na mostra temporária “22 em Campo”, em cartaz do Museu do Futebol, como futebol de amputados, futebol feminino, entre outros.

 

E-book

Seguindo a mesma perspectiva abordada no primero episódio do podcast, o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, núcleo do Museu do Futebol, lança o e-book “Corpos e Corpos Plurais: A Diversidade no Futebol”, também pautado pelo amplo estudo sobre o tema desde 2020.

Ao longo de seis capítulos, diferentes autores, entre funcionários do Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa e pessoas atuantes no cenário do futebol LGBTQIAP+, relatam suas experiências e opiniões sobre o tema, destacando as dificuldades e avanços na inclusão da comunidade no esporte.

“Nosso propósito com esta publicação é lançar múltiplos olhares para a temática do futebol praticado por pessoas LGBTQIAP+, fomentando a reflexão e o debate, e reafirmando o compromisso do IDBrasil, por meio do Museu do Futebol, na promoção da diversidade e no combate à todas as formas de discriminação, dentro e fora de campo”, pontua a publicação.

 

SERVIÇO 

Podcast Futebóis
E-book Corpos e Corpos Plurais: A Diversidade no Futebol 

 

Museu do Futebol  
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas

 

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL

Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

PATROCÍNIOS E PARCERIAS

A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva, e Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

By Redacao

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *