Confira quais os motivos pelos quais o dinheiro do FGTS não ficou disponível após sua demissão e confira ainda como consultar o saldo que há na conta.

Não consigo sacar dinheiro após a demissão, o que pode estar acontecendo? Essa costuma ser uma das principais preocupações de quem passa por essa situação. Pensando nisso, vamos mostrar algumas possibilidades em torno do que pode de fato acontecer para que o trabalhador não consiga sacar o dinheiro a que tem direito.

Primeiramente, é preciso ressaltar que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), com base em informações que o governo federal vem tornando públicas, refere-se ao valor a que os trabalhadores têm direito quando são demitidos sem justa causa. O objetivo da criação desse fundo é ajudar esses trabalhadores.

Não consegui sacar o dinheiro do FGTS após a demissão e agora?

Sempre que alguém é demitido sem justa causa, ele tem direito a 8% do salário mensal depositado pela empresa em que trabalha. Após a dispensa, a pessoa recebe uma chave que permite o acesso a esses depósitos. Assim, o trabalhador pode transferir o dinheiro pago pelo empregador durante seu período de trabalho.

O que pode acontecer, no entanto, é que os valores possam ser preservados. Isso significa que o valor pode acumular porque o trabalhador não fez nenhum tipo de saque. Dessa forma, contas que não tiveram nenhum tipo de movimentação por um longo período de tempo podem acabar ficando inativas, o que impedirá que funcionários façam saques ou outras movimentações.

A equipe só pode sacar valores de contas ativas. É importante enfatizar que os correntistas também podem sacar fundos reservados, mas isso acontece em circunstâncias específicas.

Impede também saques integrais do valor do Fundo de Garantia caso sejam feitos saques de aniversário enquanto o trabalhador estiver empregado na empresa. Com isso, o profissional em questão realmente não pode receber o valor depositado pela empresa. Só terá direito a uma penalização de 40% tendo em conta o depósito efetuado.

Quando é possível sacar o FGTS e como consultar?

Os valores podem ser retirados de contas ativas e inativas sob certas circunstâncias. Veja quais são: Usado na compra de casa própria, na aposentadoria, quando o trabalhador ou seu dependente tiver uma doença grave ou quando o profissional estiver sem carteira de trabalho há mais de três anos.

Em relação ao saldo, esse valor pode ser consultado por meio do aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS, no site da Caixa Econômica Federal no link https://www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa. aspx, ou banco online banking. Por fim, ainda existe a opção de ligar para o 111 para consultar seu saldo.

 

Saiba mais: Calendário pagamento saque aniversário FGTS 2023

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *