O MABAM Festival promove em setembro a 6ª edição: “Mulher Negra: O pilar da sociedade”, com patrocínio de Natura Musical. O festival, que acontece no Barreiro, a maior regional territorial e uma das maiores populacionais de Belo Horizonte, dedica os dias 15 e 16 para atividades formativas destinadas a estudantes da região e ao público geral, mediante inscrições. Já o encerramento, no sábado, 17, será marcado por uma grande festa aberta ao público. Serão 8 horas de atrações na avenida Deputado Álvaro Antônio com diversas atividades como discotecagem com DJ Black Josie, cortejo de congado, fórum de ideias e Cantinho do Erê – espaço com atividades recreativas para crianças. Os shows ficam por conta de três grandes vozes femininas da música nacional e internacional, Tamara Franklin, Fanta Konate e Mart’nália, grande nome do samba que foi anunciada como a atração surpresa do festival. O evento de encerramento é gratuito com entrada livre a partir das 14h, não é necessário retirada de ingressos (sujeito à lotação). Mais informações, acesse https://linktr.ee/mabamfestival.
Desde sua primeira edição, o MABAM Festival abre espaço para temas com potencial transformador. A mulher negra representa 28% da população brasileira, segundo Pnad Contínua 2019, o que confirma o poder deste grupo em impactar o curso da história. “Os projetos selecionados por Natura Musical têm o potencial de gerar impacto positivo porque contribuem para que o ecossistema da economia criativa ao seu redor se desenvolva. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena são capazes de reverberar reflexões sociais importantes para o momento que atravessamos”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.
Ayobami Nombulelo, Produtora Executiva e Coidealizadora do MABAM Festival, destaca a delicadeza e a alegria matriarcal como conceito principal do evento. “A representatividade de mulheres negras presente no conceito do festival foi desenvolvida no pensamento de Angela Davis ”Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela’”, explica. Ela destaca ainda o retorno do evento presencial: “Promover o MABAM Festival com o olhar voltado para a potencialidade que é ser mulher negra contando com o reconhecimento e patrocínio de Natura Musical é muito inspirador. Afinal, somos um grupo formado por uma diversidade de mulheres: gestoras, trabalhadoras, mães, lésbicas, com deficiência, trans, entre outras formas femininas que devem ser vistas como potência.”, finaliza.
Atrações
Mantendo a tradição de promover a história e cultura afro-brasileira e conectar Belo Horizonte à África, o festival recebe atrações nacionais e internacionais. A cantora mineira Tamara Franklin sobe ao palco para o show “Fugio – Rotas de Fuga Pro Aquilombamento”. Com letras que levantam discussões sobre racismo, Tamara vai além da dor ao exaltar os traços culturais e o poder de resistência do povo negro.
Como atração internacional, o MABAM Festival apresenta Fanta Konate, guineense em diáspora, que brinda o público com sua presença de palco representada pela força da sua voz e a beleza da sua dança. O jazz africano de Fanta conecta o público aos saberes, belezas e resiliência de África em um show repleto de sonoridades inovadoras e equilibradas da combinação da riqueza da tradição africana à criatividade cultural brasileira através do sax, guitarra, violão, bateria octapad e samplers.
A Herdeira do Império de Mali (séc. XIII) e filha do Mestre Percussionista Famoudú Konate é uma artista completa: cantora, bailarina e compositora e já se apresentou em países africanos, Brasil, EUA, Suécia, Polônia, Japão, Chile e Argentina.
Atração surpresa: Estará presente no Barreiro uma das maiores artistas do samba brasileiro que tem sua carreira consagrada por grandes sucessos e premiações como Grammy Latino.
Programação diversa: Ayobami Nombulelo e Amazonita Ágata, mestras de cerimônias, recebem o público para o evento que, além dos shows, conta com um espaço dedicado à crianças “Cantinho do Erê” e o Espaço Natura, onde acontecerá o tradicional fórum de ideias que traz, sob a mediação de Ayobami, um bate-papo com a influencer Jojô Vieira; Renata Aline, gestora do coletivo Tereza de Benguela e a DJ Lavínni Morais sobre o tema “Mulher Negra: O pilar da sociedade” (com tradução em libras). O dia também será marcado pelo Cortejo da Guarda de Congado do Barreiro; discotecagem com a DJ Black Josie; e praça de alimentação. Além disso, fotografias feitas por estudantes da Escola Municipal Poeint Barreiro inspiradas no tema “Mulher Negra: O pilar da sociedade” irão compor uma exposição fotográfica. O evento acontece no sábado, 17, de 14 às 22h, na avenida Deputado Álvaro Antônio (esquina com Olinto Meireles).
Inscrições abertas: Na quinta-feira, 15, acontecerá, no Viaduto das Artes (avenida Olinto Meireles, 45, Barreiro) uma oficina de Música e Tecnologia – Iniciação à Produção Musical com a DJ Black Josie e na sexta-feira, 16, a oficina de Dança Afro com Sandra Vilela será realizada no Poeint Barreiro (Praça Modestino Sales Barbosa, 11, Barreiro). As atividades são abertas ao público mediante inscrições que acontecem a partir de 15 de agosto pelo link: https://linktr.ee/mabamfestival.
Sobre o MABAM Festival
O MABAM Festival, realizado pelo Instituto Alforriado Matias, se consolida como uma das mais importantes manifestações culturais da capital. A iniciativa nasce em 2017 com o importante papel transformador ao escancarar a necessidade de escrever e fortalecer a história pela perspectiva negra tão ignorada pelos livros. O Festival, ao longo de suas seis edições, promove e reescreve a história do Barreiro e do abolicionista Matias, homem negro, com idade em torno dos 60 anos que viveu como escravizado na fazenda Barreiro no século XIX, de onde fugiu. No auge das ações abolicionistas do país, Matias libertou muitos escravizados e influenciou no curso da história da região. Posteriormente, foi preso e encontrado morto em uma prisão em Ouro Preto, possivelmente, vítima de torturas. Ainda que não tenha sobrevivido, Alforriado Matias entrou para a história com seu seu feito descrito nas linhas de Abílio Barreto, jornalista e historiador.
Honra ao Mérito – Em maio de 2022, Matias foi celebrado como importante figura histórica de Belo Horizonte em cerimônia de entrega do título póstumo de Honra ao Mérito. O título foi entregue aos representantes do Instituto Alforriado Matias.
Destaque para a região do Barreiro – Dados da Prefeitura de Belo Horizonte apontam que o Barreiro é a maior regional de Belo Horizonte em extensão territorial e em número de bairros, são 72. Apesar disso, é pouco conhecida no circuito turístico da cidade. Marlon Andreata, Diretor Geral e Coidealizador do MABAM Festival, explica que o festival sempre aconteceu no Barreiro como forma de valorizar a região e apresentar suas potencialidades à cidade. “É um festival plural em uma das regionais mais populosas da cidade. A ideia é fortalecer a cultura do Barreiro para transformar esse espaço em um polo cultural de Minas Gerais, que seja reconhecido por todas as partes. Sobretudo, essa é a intenção do MABAM: fomentar os acessos, conectar as pessoas à ancestralidade, à história do Barreiro e, com isso, ter reconhecimento no âmbito sociocultural”, explica.
O MABAM Festival “Mulher Negra: O pilar da sociedade foi selecionado pelo edital Natura Musica ao lado de Luiza Brina, Pássaro Vivo, aocoral, Mostra Negras Autoras e Casa Poça, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 140 projetos de música até 2020, como Bemti, Fernanda Takai, Lô Borges e Meninos de Araçuaí.
Edição anterior – Em 2021, com o tema Mercado Afrikano, o Festival foi realizado em ambiente virtual com os shows dos artistas mineiros Maurício Tizumba e Tamara Franklin e o músico seneganês Mamour Ba, realizado dentro de um sacolão hortifruti, inovação estética surpreendeu ao público.
Instituto Alforriado Matias
O Instituto Alforriado Matias é uma plataforma de aceleração e conexão entre fazedores de cultura para democratizar o acesso à cultura por meio da valorização da produção na região do Barreiro. Idealizado pelos produtores culturais Marlon Andreata e Ayobami Nombulelo, a instituição reúne profissionais das áreas de economia, empreendedorismo, ciências humanas e sociais e tecnologia, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo cultural periférico. Algumas das ações já realizadas pelo instituto foram um mini-documentário sobre a história de Matias, disponível no YouTube; a Premiação para Fazedores de Cultura de Belo Horizonte que contemplou 95 profissionais com prêmios de R$1.000,00 e entre outras ações realizadas em parceria com diversos coletivos da cidade.
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.
SERVIÇO
MABAM Festival 2022 – Mulher Negra: O pilar da sociedade
15, 16 e 17 setembro de 2022
Programação
Evento de encerramento
Data: 17 de setembro (sábado)
Onde: Avenida Deputado Álvaro Antônio, s/n, Barreiro, Belo Horizonte (esquina com Olinto Meireles)
Horário: 14h às 22h
Ingressos: não é necessário retirada de ingressos – entrada livre a partir das 14h (sujeito à lotação)
classificação: livre
Oficinas
Inscrições das duas oficinas poderão ser feitas a partir de do dia 15 pelo link: https://linktr.ee/mabamfestival
Oficina de Música e Tecnologia – Iniciação à Produção Musical com DJ Black Josie
Data: 15 de setembro (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Viaduto das Artes (avenida Olinto Meireles, 45, Barreiro)
Oficina de Dança Afro com Sandra Vilela
Data: 16 de setembro (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: POEINT BARREIRO (Praça Modestino Sales Barbosa, 11, Barreiro)