Apresento nosso Bartender da Semana.
André Bueno
Bartender, flair bartender, mixologista, sommelier, competidor, jurado, treinador. Muitas palavras podem ser usadas para definir a carreira e as especializações deste profissional.
O fato é que André Bueno depois de longos anos atuando segue sempre se atualizando e cada vez mais se destacando como um dos maiores nomes da área quando o assunto é ensino para bartenders.
Atual proprietário da Barones Bartenders, uma das mais conhecidas e reconhecidas escolas para bartenders do Brasil e responsável direto pelos conteúdos do programa Learning For Life e Diageo Bar Academy da gigante Diageo no Brasil.
Se você não conhece ou nunca conversou diretamente com André aproveite e já faça contato.
Um dos profissionais mais acessíveis do setor, sempre disposto a ajudar!
Instagram: @andrebuenobartender e @dba_andre
A escola:
O Clássico
Whisky Sour
A história:
Com origem incerta o que sabemos é que este coquetel nasceu para ser eterno.
A receita:
60 ml de Bourbon
20ml de limão siciliano
30 ml de xarope de açúcar
03 dashes de Angostura
15ml de clara de ovo
Sirva em copo old fashioned
Decore com um twist de casca de laranja e uma Cereja
O Bartender:
@andrebuenobartender e @DBA_Andre
A Criação:
Cachaça Sour
Processo Criativo:
Sours são coquetéis que ao meu ver se encaixam muito com o paladar dos Brasileiros. Ao contrário do que muitos dizem sobre o grande público gostar de bebidas doces, acredito que a mescla de doce e cítrico é mais popular e gosto muito de criar ou adaptar receitas com o objetivo de aproximar pessoas, especialmente os leigos, para o universo da coquetelaria. Nos sours temos esta opção brincando com diferentes cítricos, trocando o agente dulçor, e até a base alcoólica, sem falar sobre textura e até mesmo a técnica e o serviço com variações entre coquetel curto servido na taça ou mesmo “on the rocks” em um Old Fashioned. Pensando em todas estas possibilidades acredito que dá para variar muito e com ingredientes simples de achar fazer muitas coisas legais. O que pensei? Anota aí! Base alcoólica, do whisky para a Cachaça, quero um coquetel popular, sendo assim: Ypióca Reserva Carvalho. Em qualquer lugar do país você encontra, valor acessível, e aquela nota amadeirada que em Sours faz muito sentido. Agente dulçor, mel, um mel de flor de laranjeira, aromático e super popular. O cítrico, uma mescla de limão Tahiti, bem ácido e limão Siciliano, também ácido, porém mais aromático do que o Tahiti. Textura, eu gosto de sours com aquela espuma e aí, clara de ovo pasteurizada faz bem este papel. Temos tudo, agora é só equilibrar e fazermos disso o coquetel perfeito!
A Receita:
50 ml de Cachaça
15 ml de mel
15 ml de suco de limão Tahiti
15 ml de suco de limão Siciliano
10 ml de clara de ovo pasteurizada
bastante gelo
Sirva em um copo “Old Fashioned” com gelo e utilize uma casca de limão Siciliano para aromatizar o coquetel com seus óleos.
Modo de Preparo:
Batido
50 ml de Cachaça, 15 ml de mel. Coloque ambos numa coqueteleira e mexa para diluir o mel na cachaça.
Adicione 15 ml de suco de limão Tahiti, 15 ml de suco de limão Siciliano e 10 ml de clara de ovo pasteurizada e bastante gelo. Bata para misturar e resfriar os ingredientes.
Coe duplamente (strainer + peneira) e bata novamente, agora sem gelo apenas para aerar a mistura um pouco mais.
Sirva em um copo “Old Fashioned” com gelo e utilize uma casca de limão Siciliano para aromatizar o coquetel com seus óleos.
Quer conhecer mais sobre coquetelaria? Acesse meu Instagram @leogomesbartender
Não compartilhe com menores de 18 anos.
Beba com moderação.
Se beber não dirija.