A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Instituto Periférico apresentam a oficina virtual “Dobra, corta, amarra e cola: uma oficina de criação inspirada em livros de artista para crianças”, com Valquíria Prates. A atividade é um recorte da exposição “Gráficografia”, que está montada no Museu Histórico Abílio Barreto, porém temporariamente suspensa devido aos protocolos de combate à Covid-19, a partir do núcleo Livro de Artista, e propõe um encontro com famílias, onde serão expostos projetos inspiradores de vários autores, tudo isso com o objetivo de despertar a criatividade e o interesse da criança em criar seus próprios materiais. A atividade integra a programação educativa do Museu de Arte da Pampulha, no Pampulha Território Museus, e acontece no dia 29 de maio, às 10h, via plataforma Zoom. Para participar é preciso se inscrever no formulário https://bit.ly/3uv2wRi até o dia 28 de maio. Mais informações em www.pampulhaterritoriomuseus.com.br. A ação será realizada respeitando os protocolos de combate à Covid-19.
A exposição “Gráficografia” conta com diferentes núcleos que a compõem, dentre eles uma coletânea de acervo de livros de artista pertencente ao Museu de Arte da Pampulha, com tipologias, técnicas e olhares diversos (livro-objeto, livro ilustrado, livro de arte, poema livro, livro poema e livro obra).
Na iniciativa serão abordados processos criativos que envolvem a produção de um livro de artista para crianças, que é um objeto comunicativo em si e não apenas um suporte para a literatura. A atividade tem o objetivo de estimular os participantes a construírem um livro de artista, a partir de materiais previamente selecionados, inspirados por autores como Bruno Munari, Kveta Pacovska, Enzo e Iela Mari, Herve Tullet e Ziraldo.
O Pampulha Território Museus é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e do Instituto Periférico.
SOBRE VALQUÍRIA PRATES
Valquíria Prates é pesquisadora de mediação cultural, processos colaborativos em artes e livros de artista para crianças. É fundadora da AVE (Agência de Viagens Espaciais), plataforma móvel de investigação que atua na criação de laboratórios, bibliotecas e exposições, realizando programas públicos, ações formativas, oficinas, cursos, encontros, publicações, ocupações e dias de campo com pessoas de todas as idades.
EXPOSIÇÃO “GRÁFICOGRAFIA”
Destacando o acervo do Museu de Arte da Pampulha e sua missão de fomentar a produção artística contemporânea, a exposição “Gráficografia” apresenta uma seleção de obras gráficas do museu, ao lado de importantes itens do Museu Histórico Abílio Barreto e de produções de artistas convidados. Em seu conjunto, a exposição irradia grafismos compostos com recursos das artes visuais e do design, e propõe uma reflexão acerca das linguagens e manifestações gráficas contemporâneas e suas influências no tecido urbano e social de Belo Horizonte. Em respeito às medidas de combate à Covid-19 adotadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, as visitas ao museu, consequentemente à exposição, estão temporariamente suspensas.
SOBRE O PAMPULHA TERRITÓRIO MUSEUS
O Museu de Arte da Pampulha – MAP e a Casa do Baile são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, e o Museu Casa Kubitschek é um importante ícone da arquitetura residencial modernista. Os três são unidades museais presentes na paisagem cultural do Conjunto Moderno da Pampulha. Ao reconhecer sua importância e representatividade para Belo Horizonte, o “Pampulha Território Museus”, lançado em dezembro de 2020, busca promover cada um desses espaços, valorizando suas vocações museológicas e sua relação com a cidade. Por meio da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e a OSC Instituto Periférico, selecionada por meio de edital, os museus recebem uma programação cultural inovadora, com exposições, atividades culturais e educativas, estimulando a participação ativa dos cidadãos. Até dezembro de 2021, a iniciativa realizará 3 exposições, 20 atividades culturais, 48 atividades educativas, 10 projetos de design e 3 publicações.