Pular para o conteúdo

Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira estreia em Belo Horizonte com musical em homenagem aos Beatles

    Espetáculo que reúne arranjos sinfônicos para canções dos Quatro Fabulosos será no dia 19 de setembro, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Os ingressos serão gratuitos.

    A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira realiza a sua estreia em Belo Horizonte com o projeto Ídolos Orquestrados e o concerto “The Beatles”, que reúne arranjos sinfônicos para as canções dos Quatro Fabulosos de Liverpool. Com direção musical do maestro Tiago Padim, o espetáculo reúne orquestra, vozes, balé e teatro, com mais de 40 artistas no palco interpretando clássicos como “Yesterday”, “Let it Be” e “All You Need is Love”. Uma história acompanha as canções, a partir do personagem interpretado pelo ator carioca Gustavo Klein, que por meio de um monólogo vive em contradição entre a preferência por Beatles ou por outras bandas. A produção vocal é de Liege Milhioli, coreografia de Malu Braga e texto e direção de Anderson Rosa.

    “The Beatles” fará única apresentação em Belo Horizonte, no dia 19 de setembro (quinta-feira), às 20h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Os ingressos são gratuitosmediante retirada no site www.sympla.com.br ou na bilheteria do teatro. O espetáculo tem patrocínio da Med Senior, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura.

    RENOVAÇÃO

    A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira nasceu com a proposta de renovar o cenário da música orquestral. Seu conceito consiste em unir a sofisticação de uma orquestra sinfônica com a execução de músicas populares contemporâneas, como a MPB, ritmos regionais, internacionais e clássicos do pop-rock. É o caso do concerto “The Beatles”, que, conforme conta o maestro Tiago Padim, tem o objetivo de apresentar as canções dos Fab Four sob um viés diferente do qual o público está acostumado. “Sempre ouvimos as músicas dos Beatles executadas por bandas com instrumentos tradicionais como guitarra, baixo, bateria etc. Neste concerto, iremos mostrá-las em formato sinfônico, com instrumentos de banda junto a violinos, viola, violoncelos, flauta, fagote, oboé, trompete, trompas. A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira vai demonstrar um olhar diferenciado sobre uma obra que encantou e ainda encanta gerações”, afirma o maestro.

    STREAMING

    A montagem do repertório, segundo Tiago Padim, foi um dos desafios para a concepção do espetáculo. “Impossível reunir todas as lindas canções dos Beatles em um único concerto. Então selecionamos 17 músicas consagradas da banda a partir de um trabalho de busca nos aplicativos de streaming, relacionando as mais ouvidas mundialmente e aqui no Brasil”, comenta o regente.

    Entre as novidades preparadas para este concerto, o maestro cita a participação do ator e diretor teatral Gustavo Klein. “É um ator carioca que vem somar ao espetáculo, por meio de um monólogo cujo personagem vive em contradição entre a preferência por Beatles ou por outras bandas. O desfecho é muito bonito, emocionante e surpreendente”, adianta o maestro.

    SOBRE A ORQUESTRA FILARMÔNICA MODERNA BRASILEIRA

    A Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira nasceu com a proposta de renovar o cenário da música orquestral produzida no Espírito Santo. Idealizado pelo regente Tiago Padim, o grupo se reuniu pela primeira vez em 01 de agosto de 2022 e, desde então, dedica-se intensamente aos ensaios, apresentações, à seleção de repertório e à gravação de áudios e vídeos para a construção do seu portfólio. O primeiro fruto dessa imersão audiovisual foi o documentário “O Nascimento de uma Orquestra”, que registra a fundação do grupo, disponível em seu canal no YouTube. No mesmo espaço, o público poderá conferir uma série de quatro vídeos temáticos com releituras inéditas para canções que fazem parte da memória afetiva de diferentes gerações.

    O primeiro vídeo é o “Medley Michael Jackson”, passeio sinfônico pelas obras do Rei do Pop, incluindo “Beat It”, “Billie Jean” e “Thriller”. Nesta gravação, que tem arranjos de Fernando Britto, o grupo conta com a participação especial do Balé do Grupo Vix Cridança, da coreógrafa Malu Braga.  Também estão disponíveis a releitura da OFMB para a Quinta Sinfonia de Beethoven, intitulada “5th Dance”, acompanhada por elementos eletrônicos e banda, com arranjos de Tiago Padim; “Love of My Life”, clássico da banda Queen, com arranjo de Dennys Serafim; e a canção “Luiza”, de Tom Jobim, com arranjo de Dennys Serafim. Todos os áudios e vídeos foram gravados em estúdios da Grande Vitória.

    A estreia para o público aconteceu em 21 de dezembro de 2022, no concerto especial de Natal,na Prainha de Vila Velha. Em maio de 2023, o grupo apresentou o Concerto Especial Dia das Mães, no Teatro da Ufes, tendo como solista convidado o tenor Thiago Arankam. Em julho do mesmo ano, a OFMB recebeu como convidado o cantor Pedro Mariano, no espetáculo “Pra Todo Mundo Cantar”, no Teatro da Ufes.

    “Temos a diversidade em nosso DNA”, define o regente Tiago Padim. “Somos uma orquestra que une os instrumentos tradicionais sinfônicos a instrumentos de banda e elementos eletrônicos. Juntamos, no mesmo mundo, a música erudita e a música popular, para levar ao público uma experiência multimídia e multissensorial”, completa.

    TIAGO PADIM – REGENTE DA ORQUESTRA FILARMÔNICA MODERNA BRASILEIRA

    Tiago Padim iniciou os estudos musicais no piano, aos quatro anos de idade, mas foi somente aos sete que conheceu o seu instrumento, o violino, na Escola de Música do Espírito Santo, atualmente Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira (Fames). Em 2010, funda a Allegretto Produções Musicais, na qual se destaca no cenário da música para eventos sociais, com mais de duas mil produções musicais, onde assina a sua marca na junção da música popular e erudita.  A partir de 2020, decide aprofundar os seus conhecimentos na área da regência, orientado pelos professores Eder Paolozzi e o renomado maestro Roberto Tibiriçá.  Em 2022, lança a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira, por meio da qual reúne os seus dois grandes desejos: difundir a música de concerto e emocionar o público.

    FICHA TÉCNICA:

    Regência: maestro Tiago Padim . Produção vocal: Liege Milhioli . Coreografia: Malu Braga . Participação especial: Gustavo Klein . Texto e direção: Anderson Rosa

    SERVIÇO

    Projeto Ídolos Orquestrados

    Concerto “The Beatles”, com a Orquestra Filarmônica Moderna Brasileira

    Dia 19 de setembro, quinta-feira, às 20h

    Grande Teatro do Sesc Palladium

    (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro – BH/MG)

    Duração: 90 minutos | Classificação: livre

     

    Gratuito, mediante retirada de ingresso no site www.sympla.com.br ou na bilheteria do teatro.

    As poltronas não serão numeradas e será permitida a retirada de no máximo dois ingressos por CPF. Os bilhetes devem ser apresentados obrigatoriamente, em versão digital, na entrada do teatro, na respectiva data e horário do espetáculo.

    Mais informações: @orquestrafilarmonicamoderna.br

    Gerador de tráfego de site gratuito