Sob a batuta do Maestro Rodrigo Toffolo, a Orquestra Ouro Preto reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à música de concerto e retoma as atividades do projeto “Orquestra nos Distritos”. A primeira etapa ocorreu entre os dias 15 e 18 de fevereiro, em escolas públicas dos municípios de Glaura e Cachoeira do Campo, e agora segue com apresentações nas cidades de Santa Rita de Ouro Preto e Ouro Preto, nos dias 9, 10 e 11 de março, beneficiando mais de 1.300 crianças.
O projeto, idealizado pela Orquestra, tem como princípio a formação de novos públicos através do acesso à cultura, levando grandes clássicos da música de concerto ao encontro dos moradores de distritos e comunidades de Ouro Preto, inspirando através da arte.
Nesta etapa, tanto a orquestra vai até as escolas, entrando no ambiente cotidiano dos alunos e aproximando do universo das crianças a música de concerto, no caso das apresentações em Santa Rita de Ouro Preto, quanto os estudantes são convidados a vivenciar um concerto dentro da Casa da Ópera, em Ouro Preto – o mais antigo teatro em funcionamento das Américas, abrindo esse espaço nobre da cidade mineira para quem raramente tem acesso a ele. Os encontros não são abertos ao público em geral, apenas para os alunos das escolas da região, contribuindo para ampliar o acesso à cultura e a formação de público para a música.
Mais que apenas uma apresentação, o “Orquestra nos Distritos” permite que crianças de escolas públicas tenham um contato próximo com os instrumentos, com as partituras e todo o universo que cerca a música de concerto. Além disso, os alunos são presenteados com o livro “Bia e a Máquina do Tempo”, de autoria do maestro Rodrigo Toffolo.