Pular para o conteúdo

Parcerias com a China avançam no norte de Minas

    Importantes parcerias foram firmadas entre o norte de Minas e a China para promover a cooperação e o desenvolvimento mútuo nas áreas de saúde, educação e economia. Durante o webinário “Cooperação Internacional”, que aconteceu na última quarta (26), os municípios de Montes Claros, em Minas Gerais, e Taizhou, na província chinesa de Jiangsu, deram o primeiro passo para se tornarem cidades-irmãs. Além disso, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) assinou convênio de cooperação com a Universidade de Medicina Chinesa de Nanquim – Nanjing University of Chinese Medicine (NJUCM) para fomentar estudos sobre a medicina tradicional na era pós-pandemia de COVID-19. O encontro virtual reuniu representantes de instituições chinesas e brasileiras e contou com a participação do Cônsul-Geral Adjunto da China no Rio de Janeiro, Chen Yongcan.

    “Os entendimentos firmados entre os governos e instituições do Brasil e da China demonstram sua vontade de compartilhar experiências e conhecimentos que possam promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas, bem como criar novas oportunidades para isso”, comemorou Jin Yongshi, CEO da SAM, empresa que vai levar investimentos de US$2,1 bilhões para a região por meio do projeto Bloco 8, que prevê extração e beneficiamento de minério de ferro. O executivo, grande incentivador das parcerias, reforçou a preocupação da empresa com o desenvolvimento socioambiental local e com a valorização da saúde e da educação.

    Cidades-irmãs

    No evento ambas as prefeituras manifestaram formalmente o interesse em se tornarem cidades-irmãs. Após a efetivação da cooperação, ocorrerá a criação de mecanismos para expandir a relação entre os municípios. Através dessa irmandade, Montes Claros e Taizhou passarão se conectar, estabelecendo acordos de intercâmbio. Segundo a vice-prefeita de Taizhou, Gu Ping, a participação no seminário foi o começo na amizade entre as duas cidades. “Espero sinceramente que Taizhou e Montes Claros construam uma parceria estável e de longo prazo para uma ampla e frutífera cooperação em medicina, economia e comércio, cultura, educação e turismo”, disse.

    Taizhou está localizada na parte central da província de Jiangsu, possui área total de 5.787km², e é uma das cidades centrais do Delta do Rio Yangtze, com população de 5 milhões de pessoas. Em 2020, seu PIB passou dos R$ 435 bilhões e a cidade é a primeira zona farmacêutica nacional de alta tecnologia, área piloto para o desenvolvimento de novas vacinas e indústria de reagentes diagnósticos específicos, bem como o terceiro centro industrial de inovação designada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia de China.

    Universidades

    Já o acordo assinado entre a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade de Medicina Chinesa de Nanquim – Nanjing University of Chinese Medicine (NJUCM) permite avanços em termos de pesquisa e inovação, inclusive com novas formas de abordar a saúde, considerando o conhecimento milenar chinês e a enorme biodiversidade brasileira que serão compartilhados entre as instituições.

    A Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing é o Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Medicina Tradicional. Foi eleita a melhor entre as faculdades e universidades nacionais de medicina chinesa em 2016, 2017, 2018 e 2019, segundo Avaliação das Universidades Chinesas. A Universidade de Nanjing foi listada no Ranking de Melhor Universidade Global, publicado pelo US News em 2017. Ocupa o primeiro lugar em número de projetos aprovados de reforma do ensino de graduação e melhoria da qualidade do ensino.

    Gerador de tráfego de site gratuito