Volta às aulas significa estar novamente imerso à rotina de estudos e obrigações escolares. Para algumas crianças pode ser uma maravilha, mas para outras um desespero. Outra vez a rigidez com os horários, organização de estudos, encontrar os amiguinhos e começar tudo de novo. Se for o primeiro dia de aula da criança em uma nova escola, a ansiedade aumenta ainda mais. A imersão no desconhecido e a interação com novos colegas, professores e com o espaço físico podem dificultar a adaptação em um primeiro momento.
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Para a psicóloga Daniela Queiroz, é interessante que a criança já tenha um conhecimento prévio da nova escola para não ficar assustada com o novo. “É preciso envolver as crianças nas questões relacionadas à vida escolar. Falar sobre a mudança que será feita, as características positivas do lugar, o que ela irá aprender, os novos amigos que fará, dentre outros, é fundamental para que elas conheçam todos os detalhes e aspectos relacionados a escola em que vão estudar e assim, se sintam mais seguras”, pondera.
Os pais e professores têm papel importante nesse processo, entendendo o sentimento de medo que a criança pode enfrentar. A imposição rude piora a experiência nova, gerando ainda mais insegurança.
É preciso haver respeito dos adultos aos sentimentos dos pequenos: “todos nós já passamos por isso um dia e levamos conosco esse processo ao longo da nossa vida. Se colocar no lugar da criança é essencial nesse momento para entender como é difícil compreender essa mudança dentro da cabeça dela. Contar as experiências da época que os pais tinham a mesma idade e passaram pelo mesmo problema ajuda o filho a se sentir mais seguro. Outro aspecto positivo é quando os pais ou alguém da família acompanha a criança nos primeiros dias para passar segurança ao aluno”, explica a psicóloga.