Na esteira do fenômeno K-POP, símbolo mais recente da expansão da cultura sul-coreana, a visibilidade mundial do país asiático ultrapassou as barreiras do gênero musical e atingiu o turismo. Na World Study, rede de agências de intercâmbio, a demanda é visível: a Coreia do Sul passou de oitavo para o sexto país mais visitado por brasileiros no final de 2018, em relação ao primeiro trimestre desse ano. Em números, o país foi a escolha de 6,7% dos intercambistas, um aumento surpreendente de 240%.
+#BBB19 – Quem são os participantes?
+Professora da UFMG ministra palestra na Università di Pisa, na Itália
Os dados fazem parte do Mapa de Intercâmbio, pesquisa feita pela empresa de educação intercultural com cerca de quatro mil participantes de todo o Brasil. Outro país que ganhou destaque no final de 2018 foi a Inglaterra. A pátria mãe da língua inglesa dobrou o número de visitantes pela World Study, passando de 5% em 2017 para 10,5% da preferência neste ano. Em compensação, a vizinha de Reino Unido, Irlanda, perdeu prestígio. A procura para o destino, que era opção de 12,88% dos intercambistas no início do ano, caiu para 7,9%.
Canadá e Estados Unidos continuam liderando o ranking dos destinos mais visitados pelos estudantes, sendo opção para 32,8% e 14,5% dos intercambistas, respectivamente. O diretor da World Study BH, Paulo Silva, analisa o cenário com países diversos na lista de mais procurados: “Os estudantes têm buscado conhecer todos os tipos de culturas. E nós, da World Study, buscamos oferecer as melhores condições para que as pessoas possam aproveitar o máximo das experiências do intercâmbio”, afirma.
Confira abaixo o ranking dos países mais visitados pelos brasileiros na World Study:
- Canadá 32,80%
- Estados Unidos 14,56%
- Inglaterra 10,51%
- Irlanda 7,89%
- Austrália 7,74%
- Coreia do Sul 6,71%
- Malta 4,66%
- África do Sul 3,49%
- Nova Zelândia 2,26%
- Espanha 2,10%