Pular para o conteúdo

Programa Minha Galera Faz Eco premia escolas de Nova Lima, Itabirito e Brumadinho que desenvolveram projetos de sustentabilidadePrograma Minha Galera Faz Eco premia escolas de Nova Lima, Itabirito e Brumadinho que desenvolveram projetos de sustentabilidade

    Foto: Divulgação

    Cinco escolas de Itabirito, Nova Lima e Brumadinho participaram, no dia 28 de novembro, da etapa final do programa Minha Galera Faz Eco 2018, promovido pela Coca-Cola FEMSA Brasil. O evento foi realizado no Espaço Norma Brandão, em Nova Lima, e incluiu a apresentação dos projetos de sustentabilidade desenvolvidos pelos estudantes, que foram avaliados por um júri técnico levando em consideração criatividade, impacto e potencial de alcance do projeto, engajamento dos alunos e replicabilidade.



    A escola campeã foi o Colégio Santo Agostinho (unidade Nova Lima), que propôs a criação de um Grupo de Trabalho de Envolvimento e Iniciativa Ambiental. Como o colégio já tem a sustentabilidade bem desenvolvida internamente, os estudantes decidiram levar o conceito para a comunidade do entorno. Inicialmente, duas igrejas, uma creche e um condomínio serão beneficiados com a “Teia da Sustentabilidade”.

    Como prêmio, a escola receberá R$ 5 mil destinados à implementação do projeto e os estudantes vão ganhar um passeio para comemorar o título no distrito de Casa Branca, em Brumadinho.

    +Vilma Alimentos oferece oficina gratuita de cupcake para crianças na Feirinha Aproxima

    +Amipão oferece curso para a área de vendas na próxima semana

    Como a escola possui Ecopontos para a coleta seletiva, o objetivo é tornar isso mais conhecido pela comunidade, diminuindo a pressão nos aterros sanitários e gerando renda para a Ascap (Associação dos Catadores de Papel e Material Reciclável de Nova Lima). Também estão previstas atividades de voluntariado, com dinâmicas que visem práticas mais sustentáveis em creches e asilos de Nova Lima, promovendo oficinas de compostagem, minhocário e cultivo de horta.

    O projeto vice-campeão do Minha Galera Faz Eco 2018 foi desenvolvido pelos estudantes da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira, de Itabirito. O objetivo é construir uma praça sustentável em uma área subutilizada do colégio. Já o terceiro lugar ficou com a Escola Municipal Leon Renault, de Brumadinho, em que os alunos propõem que seja realizada uma reforma na biblioteca da instituição.



    O programa Minha Galera Faz Eco consiste em um concurso entre escolas municipais, estaduais e particulares das cidades de Brumadinho, Itabirito e Nova Lima. A iniciativa tem como objetivo disseminar a importância da preservação ambiental entre os jovens estudantes, além de fomentar a educação sustentável em toda a comunidade. Neste ano, participaram do concurso 14 instituições e o tema foi “Como a minha escola pode ser mais sustentável?”.

    Todos os alunos elaboraram cases com o objetivo de gerar benefícios diretos ao meio ambiente com impactos positivos na comunidade, município ou Estado. Eles contaram com o suporte de uma apostila preparada exclusivamente para o programa com conteúdo pedagógico que aborda a temática da conservação ambiental e sustentabilidade. No decorrer do programa, realizaram tarefas, como “quiz” e desafios para promover a sustentabilidade em sua comunidade, que serviram de base para o desenvolvimento de um projeto final.



    Gerador de tráfego de site gratuito