Fruto de uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Câncer -4 de fevereiro- tem como objetivos principais ampliar a conscientização e a educação mundial sobre a doença e alertar para a importância da igualdade no acesso aos cuidados com a doença. Para dar visibilidade à campanha, a Rede Mater Dei de Saúde, que se consolidou como referência no tratamento à doença por meio do Hospital Integrado do Câncer (HIC), terá imagens alusivas à data projetadas nas paredes externas do Mater Dei Contorno, à noite, onde funciona o HIC.
Estima-se que, apenas no Brasil, 704 mil novos casos de câncer surjam por ano até 2025. O número é alarmante e reforça a importância da campanha, que pretende ainda incentivar ações – pessoais, coletivas e governamentais – para criar perspectivas aos pacientes em todo o mundo. “É um tema que exige a nossa mobilização e atenção enquanto profissionais da saúde, responsáveis por alertar os cidadãos sobre a doença, com informações sobre diagnóstico, tratamentos e a importância da mudança nos hábitos de vida”, destaca o presidente da Rede Mater Dei, Henrique Salvador.
Criado com o objetivo de ser o melhor centro do Brasil para o diagnóstico, tratamento e acolhimento a pacientes com câncer, o Hospital Integrado do Câncer foi o primeiro hospital neste formato em Minas. Por meio de um atendimento diferenciado e humanizado, os pacientes têm acesso, em um mesmo local, a atendimento multidisciplinar e com médicos de várias especialidades facilitando o fluxo do paciente oncológico, e sua família. Ou seja, caso seja necessário que médicos de outras especialidades atuem no tratamento, esses profissionais são prontamente mobilizados, viabilizando um atendimento ágil e de qualidade aos pacientes.
O HIC contempla a unidade Mater Dei Contorno, com entrada pela Rua Uberaba, nº 900, e conta com fluxos e atendimento exclusivos e personalizados.
O Hospital está inserido em uma estrutura hospitalar multidisciplinar e de multiespecialidades, reunindo em um só lugar profissionais das equipes de Hematologia, Medicina Diagnóstica, Oncologia, Radioterapia, entre outras. Na estrutura também funciona a Unidade de Transplante de Medula Óssea (TMO).