A empresa Saúde BH entregou à Prefeitura de Belo Horizonte mais um Centro de Saúde (CS) previsto em Parceria Público Privada (PPP). A unidade será inaugurada dia 06 de março e está localizado na Rua Beija Flor, 370, no bairro Planalto, na região Norte da capital, e é o 42º espaço construído por meio da PPP. Com expectativa de 2.450 atendimentos por mês, o CS vai abranger a população de cinco bairros da região – Campo Alegre, Jardim Guanabara, Planalto, Vila Cloris e Xodó-Marize, população estimada em 18 mil pessoas.
Assim com todos os Centros de Saúde entregues pela Saúde BH, a obra contou com tecnologias altamente sustentáveis em um modelo conhecido como Light Steel Frame, cuja principal característica é a instalação de fácil execução, com fechamento por paredes de gesso acartonadas e placas cimentícias, que permite que as obras sejam mais simples e rápidas, sem perder em qualidade. Entre as diversas vantagens de uma PPP destaca-se a agilidade das obras. O ritmo de entrega com intervalos inferiores a um mês só é possível devido a centralização de diversas unidades em um único contrato, o que gera ganho de escala.
Além da construção do CS, também são atribuídas à Saúde BH a manutenção e a conservação dos Centros, cabendo à prefeitura a administração dos serviços de atendimento médico e assistencial à comunidade. A Concessionária Saúde BH é responsável pela limpeza e manutenção da organização de toda a estrutura física, de modo a proporcionar o melhor ambiente possível para que os profissionais da saúde da Prefeitura de Belo Horizonte possam se dedicar integralmente aos serviços médicos e assistenciais.
Estrutura – O Centro de Saúde Campo Alegre, que vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h30, conta com sala de vacina, sala de coleta e ECG, farmácia com sala para assistência farmacêutica, sala de reuniões, sala dos agentes de combate a endemias, sala de triagem e sala de observação e procedimentos. Conta ainda com sala de curativos, área de saúde bucal com sala de anamnese, seis consultórios odontológicos, sala dos agentes comunitários de saúde e área administrativa. O prédio foi construído seguindo normas de acessibilidade para pessoas com deficiência.
A unidade fará o atendimento às demandas espontâneas da população, consultas eletivas, serviço de vacinação, coleta para exames laboratoriais, realização de eletrocardiograma e testes rápidos, assistência farmacêutica, dispensação de medicamentos, agendamento de consultas especializadas, realização de curativos e atendimento ao paciente agudo com observação. Além disso, a unidade oferece os serviços Fale com a Equipe e o Controle de Zoonoses, feito por agentes especializados em combate a endemias.
Equipes completas – Vão compor o novo centro de saúde quatro equipes de Saúde da Família, sendo cada uma composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde; dois enfermeiros de apoio; um médico ginecologista; um médico clínico; 11 auxiliares/técnicos de enfermagem; um psicólogo; um assistente social; profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional de educação física e terapeuta ocupacional); agentes de combate a endemias; e duas equipes de saúde bucal, sendo composta por um cirurgião dentista e um auxiliar de saúde bucal, e a outra, formada por um cirurgião dentista e dois técnicos de saúde bucal. As equipes são gerenciadas pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Saúde BH:
A Saúde BH é a Concessionária que, juntamente à Prefeitura de Belo Horizonte, é responsável pela Parceria Público-Privada para a construção de 50 novos Centros de Saúde na capital mineira. Tem como propósito promover a dignidade do cidadão e transformar os indicadores da gestão pública.