A AIKO, startup mineira focada em gestão e automação de equipamentos, conquistou o primeiro lugar entre as Top 10 Agritechs do Ranking 100 Open Startups, principal plataforma internacional de conexão entre corporações e startups. A empresa também ficou no 38º lugar entre as 100 Open Startups.
Realizado desde 2016, o ranking leva em consideração as relações estabelecidas entre empresas e startups ao longo do ano. “Está é a quinta vez que a AIKO é destaque. Este ano, conquistamos a posição mais expressiva e estamos entre as startups mais atraentes para o mercado corporativo no país”, comemora o CEO, Rafael Pereira. A premiação foi entregue em São Paulo, no dia 08 de novembro.
No setor de AgriTechs, foram 221 startups com contratos validados de open innovation com corporações, representando um crescimento de 170% em relação ao ano passado.
Em relação à intensidade dos relacionamentos desenvolvidos com as corporações, as AgriTechs tiveram um aumento de 109% na atividade de Open Innovation, alcançando um total de 7.270 pontos no ranking de 2022. Desde 2016, quando teve início a apuração do ranking, o aumento geral de intensidade da prática foi de 93 vezes. “A AIKO gerou, de setembro de 2021 até setembro desde ano, 72 contratos com grandes empresas no país”, informa Rafael Pereira.
As tendências de inovação mais exploradas entre as AgriTechs foram Inteligência Artificial, Big Data & Analytics e Cloud Computing, e a indústria que mais se relacionou com esse tipo de startup foi Agronegócio, com 5,3% dos relacionamentos, seguida por Bens de Consumo e Alimentação (3,8%) e Transporte e Logística (3,2%).
Com atuação em todo o país, a startup tem, em sua carteira de clientes, a Eldorado Celulose, a Veracel Celulose, VLI, VALE, Sylvamo, Gerdau, ArcelorMittal, entre outras.