Pular para o conteúdo

Um final de semana dedicado a criançada no Cine Bandeirante, em Sabará

    Uma programação em dose dupla para baixinhos e grandinhos mergulharem no universo infantil. Excepcionalmente nos dias 19 e 20 de novembro, o projeto Música para Crianças, que integra a programação do Diversão Em Cena, realizará apresentações em um mesmo final de semana, no Cine Bandeirante, em Sabará. O acesso será gratuito.

    Quem abre a programação no sábado é o bloco da meninada, comandado pelo cantor e compositor mineiro Dudu Nicácio: abram alas para o bloco Fera Neném!. Ferinhas de todas as idades, fantasiem-se, porque o Fera Neném! é pura purpurina.

    O bloco desenvolve desde 2014 um repertório dedicado às crianças, com cantigas e sambas de roda, frevos, marchinhas e outras canções do universo dos pequeninos e que fizeram parte, também, da infância dos grandinhos.

    A apresentação tem como base os ritmos brasileiros, mesclando com músicas autorais de um dos seus idealizadores, Dudu Nicácio, destaque da nova geração do samba em Minas Gerais e importante agitador da cena cultural do Estado.

    Marcado pela espontaneidade e alegria, o bloco convida a criançada para tocar instrumentos e participar desta grande farra. Vale panela, teclado velho do computador, caixinha de fósforo, o que importa é entrar na brincadeira e fazer um som junto com os foliões.

    Já no domingo, a diversão é por conta da Insensata Cia de Teatro, com o premiado espetáculo “Memórias de um Quintal”, com grande aceitação por festivais, mostras e editais municipais, estaduais e federais.

    Reunindo obras escritas para o público infantil, o grupo partiu da literatura do belo-horizontino Wander Piroli, com “El Matador” para crianças.

    No processo de livre adaptação da obra, os atores/diretores trouxeram para a cena suas próprias memórias de infância e pessoalidades, narrando, comentando e ficcionalizando-as, incorporando apelidos e brincadeiras.

    Em meio a músicas e brincadeiras populares, “Memorias de um Quintal” traz à cena o duelo entre uma criança e um pardal. Manguinha sonhava em acertar um pássaro com o seu bodoque, mas, sua péssima pontaria fazia dele motivo de chacota. Determinado, depois de muito treinar, finalmente consegue acertar um pardal! Mas, o que sentiu nesse momento não foi exatamente a alegria que sempre esperou.

    O Insensata tem direção, dramaturgia, elenco, iluminação, cenário e figurino compostos pelos artistas Brenda Campos, Claudio Marcio, Dário Marques e Keu Freire.

    Saiba mais sobre os grupos participantes:

    Bloco Fera Neném!

    O bloco Fera Neném! surgiu na esteira do renascimento do Carnaval de rua de BH, com a proposta de levar as crianças à fantasia, ao som de cantigas, sambas de roda, cirandas, frevos, marchinhas, maracatus, ijexás e outros ritmos que ajudam a contar a história da música popular brasileira.

    Em 2014, o bloco, idealizado pelo cantor, compositor e agitador cultura mineiro Dudu Nicácio, inspirador pela vivência com a filha Joana, fez a sua estreia nas esquinas carnavalescas do bairro Cruzeiro, na capital Belo Horizonte.

    O tempo passou, e o Fera Neném! desfilou nas ruas do São Pedro, depois, nos paralelepípedos do Serra e, até 2020, uma canção foi composta para cada ano de folia. Atualmente, o bloco reúne sete canções.

    Insensata Cia de Teatro

     Formada por Brenda Campos, Claudio Marcio, Dário Marques e Keu Freire, a companhia de teatro mineira busca realizar um trabalho voltado para o público infantil, mas, que não menospreze a sua inteligência e que questione os excessos de didatismo, moralismo e ou interesse apenas comercial.

    Desde 2014, desenvolve pesquisas embasadas em obras escritas para o universo infantil, sempre indagando sobre: para se pensar e trabalhar o teatro infantil, precisamos estar sempre ligados a finais felizes, fábulas, príncipes e princesas? São esses, os únicos pontos de partida para uma narrativa cênica destinada a tal público? Quais são os temas/tabus existentes para este público?

    Produzido pela  Artelivre Produção, as apresentações “Fera Neném” eMemórias de um Quintal” integra o programa Diversão em Cena, que tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Bekaert Arames, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sabará.

    Promovido pela Belgo Bekaert Arames, por meio da Fundação ArcelorMittal, o espetáculo integra o programa Diversão em Cena, que tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sabará.

    Sobre a Fundação ArcelorMittal – Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte.

    Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais em: www.famb.org.br

    SERVIÇO | DIVERSÃO EM CENA

     – Fera Neném   – Dudu Nicácio

    Dia  19 de outubro – sábado

    – Memórias de um Quintal – Insensata Cia de Teatro

    Dia 20 de novembro, domingo, às 16h

     Horário: 16h

    Local: Centro Cultural José da Costa Sepúlveda (ex-Cine Bandeirantes) – Centro, Sabará – MG

    Classificação: Livre

    Preço: Gratuito

    Retirada de Ingressos: de maneira digital pelo aplicativo de celular do Diversão em Cena para IOS e Android ou presencialmente na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.

    Gerador de tráfego de site gratuito