Com a proposta de ser um espaço multidisciplinar, a Una, que integra a Ânima Educação, inaugurou ontem (18) a Casa Una | Ânima Lab. Além de ser um campo de trabalho para os professores e extensão da sala de aula, a Casa Una | Ânima Lab é um Hub de Inovação e terá grandes parceiros que, juntos, irão pensar na solução de problemas e no desenvolvimento de novas competências requeridas pelo mercado de trabalho.
A Casa Una | Ânima Lab oferece diversas soluções em seis eixos: impacto social, inovação aberta, saúde e bem-estar, mundo do trabalho, produção de conteúdo e desenvolvimento de habilidades tech.
O reitor da Una, Rafael Ciccarini, afirma que o espaço será permanentemente ocupado por alunos e professores. “Criamos um Hub de Inovação que faça sentido para alunos e professores. É um espaço de integração que oferece aprendizado de um modo prático e a oportunidade de desenvolvimento e soluções. Nossa expectativa é de que os alunos aproveitem ao máximo o novo espaço e trabalhem em projetos que contemplem os seis eixos da Casa Una | Ânima Lab. E, ao mesmo tempo em que o aluno poderá aprender algo novo, ele também pode compartilhar conhecimento ao dar um curso, por exemplo, e até mesmo ser remunerado por isso”, explica.
Vale destacar que o casarão que abriga a Casa Una | Ânima Lab é tombado pelo patrimônio histórico e agora é um espaço marcado por inovação, tecnologia, conexão e projetos que propõem melhorias e soluções para empresas, sociedade e outras frentes. Localizado na rua Aimorés, nº 1451, além do valor histórico e cultural, o imóvel foi residência de Antônio Pena Júnior, advogado, professor, político, ensaísta e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). O casarão também é um símbolo para a instituição, pois foi o primeiro campus da Ânima Educação em Belo Horizonte.
Mudanças no mercado de trabalho
A diretora da Cidade Universitária Una, Ana Carolina Sarmento, pontua as mudanças significativas enfrentadas no mercado de trabalho, como as constantes atualizações e demandas por novas e complexas competências. “Nesse sentido a Casa Una | Ânima Lab deseja transformar a realidade de criação e inovação a partir de um espaço acadêmico inclusivo, aberto e multiplicador. Vamos aproximar estudantes e professores com o mercado de trabalho por meio de desenvolvimento de soluções para problemas reais, com discussões sobre temas atuais e com a importância de pilares como saúde, bem-estar, autoconhecimento – um dos grandes diferenciais que compõem o nosso currículo centrado por competências, fazendo com que os alunos encerrem a jornada da graduação preparados e conscientes do seu papel e contribuição no mercado de trabalho”, destaca. E, para criar uma aproximação entre o centro universitário e o mercado de trabalho, grandes parceiros já estão confirmados na Casa Una | Ânima Lab, como Fiemg, CDL e Pravaler.
Conheça agora os seis eixos da Casa Una | Ânima Lab:
Desenvolvimento de Habilidades Tech: em parceria com a Gama Academy, ORBI será um espaço de acesso a tecnologias de desenvolvimento de novas competências para formar profissionais em habilidades que são requeridas pelo mercado;
Inovação aberta: hub para ocupação aberta e orientada para solucionar problemas/desafios de startups, desenvolvimento e conexão com o ecossistema de tecnologia e inovação. Apoio ao crescimento das novas startups com mentorias e para as empresas, espaço de networking impulsionando oportunidades de novas parcerias e geração de negócios;
Mundo do trabalho: espaço para negociações e soluções conjuntas para a economia e para a sociedade. Um local de consumo de ideias com o propósito de gerar negócios de impacto e transformação. Parceiros-chave: FIEMG, CDL-BH e Pravaler;
Saúde e bem-estar: espaço para sentir, compreender, desenvolver a mente e corpo. É composto pela Flow School e pela MedRoom;
Produção de conteúdo: espaço para produção de conteúdo de vídeo e áudio com estúdio e ilhas de edição.
Impacto Social: na busca da igualdade racial e gênero, da inclusão de vítimas de violência e do consumo consciente, é um espaço de diálogos abertos e de reverberação de vozes para criar soluções de inclusão entre a sociedade o mercado de trabalho.