Pular para o conteúdo

Você conhece um espaço de Coworking? BH tem cerca de 48 lugares dedicados ao Coworking

    Na imagem: Guaja café Coworkingm dos espaços de BH - Foto: divulgação site Coworking Brasil
    Na imagem: Guaja café Coworking um dos espaços de BH – Foto: Divulgação site Coworking Brasil

    Você sabe o que é um espaço de Coworking? Ou, alguma vez já ouviu falar do termo? Em pleno 2017 a expressão tem ganhado cada vez mais o seu espaço no vocabulário do brasileiro.

    O termo foi criado no ano de 1999 e passou a ser usado em 2005 por Brad Neuberg para descrever um espaço físico que ele mesmo criou. Nele ficavam três profissionais de tecnologia e ao mesmo tempo, o local abria espaços para avulsos que precisavam de um lugar para trabalhar e necessitavam de um lugar para trocar experiências.

    Em algumas palavras, o Coworking é uma nova forma de pensar no ambiente de trabalho e o termo se solidifica cada fez mais com a tendência dos freelancing e do surgimento de várias Start-ups.

    Pessoas trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, mas compartilham de um mesmo espaço e recursos de um escritório, além de trabalharem em um ambiente inspirador.

    No Brasil

    De acordo com o censo Coworking Brasil 2017 o país mais que dobrou o seu número de espaços do tipo em menos de um ano. Ainda segundo o censo, hoje são 810 espaços de Coworking conhecidos no Brasil, um valor 114% maior de 2016.

    No total, somam-se 56 mil estações de trabalho e 210 mil pessoas circulando entre eles. No mundo estima-se que há algo em torno de 4 mil espaços que se adequam a categoria em funcionamento.

    Em Belo Horizonte

    A Capital mineira é uma das potências nacionais do Coworking. Em 2016, BH contava com 24 espaços de Coworking e já era a terceira cidade nacional no ranking do negócio. Em 2017 já ao menos 48 espaços do tipo em funcionamento da Capital, um número 2 vezes maior que 2016.

    Em todo o estado de Minas Gerais, BH detêm mais de 70% desse mercado e dentre as regiões em funcionamento as regiões da Savassi e do Funcionários possuem a maior concentração dos espaços.

    Todo esse êxito é produto de uma ideia simples: profissionais independentes que procuram um espaço democrático em que possam desenvolver seus projetos sem o isolamento do home office ou as distrações de espaços públicos.

    Para conhecer os espaços de Coworking em Belo Horizonte basta acessar o site CoworkingBrasil (aqui) e ver qual se adequa mais a sua necessidade.

    Gerador de tráfego de site gratuito