O museu das Minas e do Metal preparou uma programação de férias pra lá de especial para a criançada. O tédio não faz parte do dia-a-dia da criançada que comparecer ao local. Dinâmicas, jogos e oficinas estão presentes entre os dias 09 a 31 de janeiro, de terça a sexta em horários diversos. E o melhor, a participação é gratuita! Mas fique atento aos horários porque as vagas são limitadas e os menores de 13 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis.
Confira a programação completa abaixo:
Datas: 09/01 e 16/01
Horários: 13h às 17h
Faixa etária: a partir de 8 anos.
Dinâmica que propõe estabelecer, por meio de brincadeiras e desafios, a relação entre o jogo Minecraft e o acervo deste museu. No diálogo entre estes dois universos (jogo e museu), os visitantes precisam utilizar a ciência e a tecnologia presente em nossas atrações como principal meio para encontrar um grande tesouro escondido!
Data: 26/01
Horário: 13h às 17h
Faixa etária: livre.
Dinâmica que propõe ao visitante, por meio de brincadeiras e charadas, desvendar os segredos de nossa história e do universo dos minerais utilizando a ciência e a tecnologia presente em nossas atrações como principal meio para encontrar um grande tesouro escondido.
Datas: 12/01, 19/01, 23/01, 30/01 e 31/01
Horário: 13h às 17h
Faixa etária: livre.
Em uma mesa disposta no andar do Metal, serão oferecidos alguns jogos produzidos pelo Educativo: Trunfo dos Alimentos, Jogo da Memória, Trunfo dos Minerais, Jogo da Densidade Mineral.
Data: 11/01, 18/01 e 25/01
Horário: 16h às 18h
Faixa etária: livre.
Com o objetivo de descobrir as diferenças entre os minerais (forma, cor, tamanho, brilho) e suas possíveis utilizações, na atração Chão de Estrelas, os participantes serão convidados a se desdobrarem com mãos e pés para identificarem os minerais! Dois dados serão jogados simultaneamente e o desafio é posicionar uma parte do corpo no mineral que o dado mandar! Tem que ter jogo de cintura!
Data: 10/01, 17/01 e 24/01
Horário: 13h às 17h
Faixa etária: livre.
Nesta atividade, apresentaremos aos visitantes as principais propriedades minerais, como: brilho, cor, traço, densidade, etc. Além disso, os participantes poderão verificar algumas características de algumas amostras a partir dos sentidos (olfato, tato, paladar, visão). O objetivo desta atividade é promover a aproximação do público com o universo mineral.
Oficinas
Datas e horários: 30/01 e 31/01, às 13h (Turma 1) e às 15h (Turma 2)
Faixa etária: livre.
Em um laboratório, os participantes poderão realizar experiências, cujos temas perpassam por questões abordadas no Museu, de forma lúdica e didática. Para fomentar essa ação, os experimentos feitos pelos participantes serão transmitidos postados no canal do Museu no YouTube.
Datas e horários: 09/01, 16/01 e 23/01, às 13h (Turma 1) e às 15h (Turma 2)
Faixa etária: de 2 a 8 anos.
Com o uso de minerais, como argila e Quartzo, os participantes poderão elaborar mosaicos inspirados nos desenhos das ruas e praças de Belo Horizonte e em demais temas que evoquem memórias e afetos. Em meio a tal processo criativo, discutiremos sobre a importância da ocupação e apropriação dos espaços públicos.
Data e horários: 10/01, às 13h (Turma 1) e às 15h (Turma 2)
Faixa etária: livre.
Esta oficina se propõe a produzir com os participantes um mini minhocário doméstico. A partir dessa prática, pretende-se discutir sobre o destino dos nossos resíduos e suas consequências, bem como possíveis alternativas dos usos desses resíduos.
Data e horários: 17/01, às 13h (Turma 1) e às 15h (Turma 2)
Faixa etária: a partir de 8 anos.
A câmara escura é uma caixa bem vedada, com apenas um pequeno orifício que, segundo alguns pesquisadores, já era conhecida desde a Antiguidade, e contribuiu significativamente no desenvolvimento das ciências e das artes. Assim, arquitetos e pintores, por volta do século XIII, deram os primeiros passos em direção à técnica da perspectiva e profundidade, valendo-se também desse artefato. Séculos depois, ela foi uma das bases para a invenção da fotografia. Associando técnica, olhar atento e criatividade, a oficina de câmara escura propõe ao participante explorar o universo das artes e das ciências e a compreender como esse artefato teve fundamental importância na produção de suportes de guarda de memória, largamente utilizados na contemporaneidade.
Data e horários: 19/01, às 13h (Turma 1) e às 15h (Turma 2)
Faixa etária: a partir de 10 anos.
Os participantes terão a oportunidade de desvendar a diversidade do mundo dos minerais, bem como entender sobre as composições químicas, propriedades físicas, aplicações no cotidiano e curiosidades. O kit mineral estará à disposição dos participantes desta oficina, para que possam manusear algumas amostras e explorar suas propriedades. Além disso, terão a oportunidade de produzir modelos atômicos correspondentes a estruturas químicas de diversos minerais e produzir um cristal artificial para levar para casa.
Datas e horários: 11/01, 18/01 e 25/01, às 19h30
Faixa etária: a partir de 12 anos.
A proposta da oficina é apresentar a técnica fotográfica de Light Painting (pintura com luz), que possibilita o registro de movimentos de origem luminosa, criando imagens surreais, que somente poderão ser vistas por meio dos registros fotográficos.
Data e horários: 24/01, às 13h (Turma 1) e às 15h (Turma 2)
Faixa etária: a partir de 8 anos.
A Oficina de Malabares Mineral oferece ao visitante a oportunidade de aprender a fazer bolinhas de malabares com diferentes materiais, como o minério de ferro e a areia, com objetivo de experimentar as habilidades circenses em um momento lúdico, alegre e criativo. O participante poderá sentir na prática as diferenças entre as densidades desses minerais, além de praticar o malabarismo.
Data e horários: 26/01, às 13h (Turma 1) e às 15h (Turma 2)
Faixa etária: a partir de 8 anos.
A oficina tem o intuito de sensibilizar o visitante em relação à criação artística, por meio da pratica escultórica. O material a ser utilizado é o aço, especificamente o arame de aço. A sua maleabilidade e as possibilidades que ele oferece quando aplicado na escultura provocam o diálogo sobre o desenvolvimento tecnológico e como este influenciou e influencia o nosso cotidiano.
Data e horários: 12/01, às 13h (Turma 1) e às 15h (Turma 2)
Faixa etária: livre.
Conta a lenda que, nas longas e sofridas travessias oceânicas, do continente Africano para o Brasil, “as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e, a partir deles, criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.” (Fonte: afreka.com)
Data e horários: 25/01, às 14h (Turma 1) e às 15h (Turma 2)
Faixa etária: a partir de 8 anos.
A oficina, que faz parte do projeto Lacre do Bem, tem como objetivo estimular as habilidades das crianças, abordando de forma lúdica a importância da reciclagem do alumínio e, ao mesmo tempo, colaborar com o meio ambiente e a solidariedade. A Oficina de Recicláveis cria pulseiras de lacres, colares de lacres e tiaras de lacres.
Data e horários: 18/01, às 13h (Turma 1) e às 15h (Turma 2)
Faixa etária: livre.
A oficina tem como objetivo estimular em crianças e adolescentes o aprendizado de técnicas artísticas, por meio do manuseio de pigmentos minerais, incentivando-os na formação de um pensamento crítico sob a ótica da exploração dos recursos naturais. A proposta é disponibilizar aos participantes informações sobre a evolução da relação do homem com a natureza, desde a chamada Idade da Pedra, onde surgem os primeiros registros de pinturas rupestres com o uso de pigmentos minerais, até os dias atuais, com exploração dos recursos naturais, tendo como pano de fundo o papel da mineração e sua importância para a evolução da sociedade.
Dia: 11/01, a partir das 13 horas
Uma parceria entre MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e o Museu do RPG torna possível uma tarde de atividades no universo épico dos jogos de interpretação, com pinturas em aquarela, origamis criativos, miniexposição de livros e uma épica aventura em um inóspito deserto! Todas as atividades acontecem no dia 11/01, quinta-feira, no Ateliê Científico, a partir das 13 horas e não precisam de inscrições prévias. Confira:
Data e horário: 11/01, das 14 às 17 horas
Faixa etária: 06 a 12 anos
Ministrada pela artista Olanira Anversi, a Oficina Aquarela e RPG irá ensinar técnicas de aquarela em ilustrações com a temática de RPG. Ao final, o participante poderá levar sua obra de arte para casa.
Data e horário: 11/01, das 13 às 17 horas
Faixa etária: A partir de 06 anos, crianças até 05 anos acompanhadas dos pais ou familiares.
Faça seu origami de dragão! Ministrada por Carolina Carvalho, a Oficina de Origami tem o intuito de ensinar aos participantes alguns modelos de origami, tendo como tema dragões e cristais. Ao final, o participante poderá levar a peça produzida para casa.
Data e horário: 11/01, das 13h30 às 17 horas
Faixa etária: a partir de 08 anos
Oficina de contação de histórias interativas em que os participantes poderão interagir nas histórias, embarcando em um mundo onde a imaginação será estimulada. Aqui, as crianças poderão participar de uma aventura a procura de dragões e pedras preciosas!
Data e horário: 11/01, das 13 às 17 horas
Faixa etária: Livre
Exposição de uma pequena amostra dos livros de jogos interpretativos do acervo físico do Museu do RPG. O projeto mantém o hobby vivo e encara os jogos interpretativos como cultura.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!