Se coelhos não botam ovos... por que eles são o símbolo da Páscoa?

Você porquê celebramos a páscoa? Sabe os significados dos símbolos?

A Palavra páscoa é de origem hebraica e significa passagem. Tanto os judeus, quanto os cristãos comemoram a data. Para os judeus, o dia significa a sua saída do Egito conduzidos por Moisés, e os cristãos celebram a ressurreição de cristo.

Os Judeus tinham a data como a maior festa do seu calendário. O povo hebreu comemorou a festividade na primeira vez em que deixou as terras do Egito. Então, na noite do 14º dia do primeiro mês da primavera, cada família, ao pôr do sol, imolou um carneiro escolhido, assou e comeu com uma espécie de pão sem fermento.

Para os povos, a cerimônia integra dois sentidos: A passagem dos Judeus do cativeiro à liberdade e a passagem do anjo que, ferindo os primogênitos dos egípicios, poupou os dos Hebreus e a passagem dos Judeus do cativeiro à liberdade.

Para os cristãos a data é uma espécie de recordação da morte, paixão e ressurreição de Cristo. Após vários impasses sobre em qual data celebrar, o Concílio da Niceia mandou toda a igreja comemorar a Páscoa no primeiro domingo após o  14º dia do primeiro mês da primavera.

O coelho representa a renovação da vida. É a forma como os primeiros cristãos adotaram para significar a data. Mas como vocês sabem, coelhos não poem ovos, certo?

O motivo dos ovos é que em alguns países surgiu a lenda dos coelhinhos da páscoa, que colocavam ovos como se fossem galinhas. Um outro fato é que antigamente não se comida ovos durante a quaresma, então, quando a data chegava ao fim o melhor petisco eram os ovos.

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

CLIQUE E APROVEITE